Turismo mineiro é destaque em rede nacional

Projeto ‘Via Liberdade’ fomenta turismo em 3 estados e também na capital do país

O projeto Via Liberdade, que foi assinado no último dia 26 abril pelo Governador Romeu Zema (Novo), é uma nova rota turística e cultural com a junção de 3 estados – Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás – e o Distrito Federal, para ações e programas estratégicos ao longo da BR-040 e seu entorno. A rota passa por 307 cidades que pretendem aumentar a visitação desses lugares, além da celebração do bicentenário da Independência do Brasil neste ano.

Minas em rede nacional

Principais veículos de comunicação do país tem mostrado as maravilhas que se passam pelas cidades presentes na Via Liberdade. O jornal ‘O Estado de São Paulo’ e o programa ‘Globo Repórter’ da rede Globo, abordaram pontos turísticos que representam Minas, além de incentivar e movimentar o turismo local. No jornal paulista, o Circuito Turístico das Grutas é destaque, são cerca de 14 cidades mineiras com pontos de preservação e com fortes características arqueológicas.

Já no programa global, revelou os tesouros e belezas do Parque Serra da Canastra, que em abril completou 50 anos. O motivo que culminou a criação do Parque, foi a preservação da nascente histórica do Rio São Francisco, chamado de “rio da integração nacional”. As águas do Velho Chico atravessam 500 cidades, em 2,8 mil quilômetros de extensão que passa por 5 estados brasileiros. Além disso, durante o programa, foi mostrado registros do século 19 do botânico e naturalista francês, Auguste de Saint-Hilaire, que percorreu a Serra e escreveu sobre o Cerrado. Esses relatos foram concentrados em um diário e narrado pelo ator Tony Ramos. Veja e reveja o programa no Globo Play.

Os destinos no entorno da rodovia BR-040, que compõe a Via Liberdade estão repletas de histórias, patrimônios, natureza, espaços culturais e gastronomia. O objetivo principal do projeto é estimular o turismo das cidades envolvidas e, por consequência, o desenvolvimento territorial e econômico das regiões nos próximos cinco anos.

Investimento

Com investimento de mais de R$ 12 milhões, a Via Liberdade, que faz parte do Reviva Turismo, visa fomentar o turismo nas cidades mineiras e aumentar a geração de emprego e renda. Em parceria com a Fecomércio, Sesc e Senac, o projeto também irá promover ações de capacitação, promoção, marketing turístico e intercâmbio cultural.

Foto: Divulgação/Via Liberdade 

carnaval

Pesquisar