Triplicam casos suspeitos de dengue em Alpinópolis

No último mês o número de casos suspeitos de dengue mais que triplicou em Alpinópolis.
Segundo o mais recente boletim epidemiológico, divulgado pela SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) em 26 de abril, existem 16 casos suspeitos na cidade. No levantamento anterior, publicado há menos de uma semana, eram apenas cinco essas ocorrências.
De acordo com o documento, a taxa de incidência de casos prováveis no município atinge 81,03 e ainda é, portanto, classificada como baixa.
Alpinópolis já possui um caso confirmado e notificado como dengue em 2019. A informação foi divulgada pela Prefeitura Municipal, por meio de uma nota emitida em fevereiro, na qual o Centro de Vigilância em Saúde atestou a ocorrência da doença na cidade.
O cálculo de incidência é realizado utilizando o número de notificações do município que é dividido pela quantidade de habitantes e multiplicado por 100 mil. Resultados abaixo de 100 são considerados de baixa incidência, de 100 até menos de 300 de média incidência e acima de 300 de alta incidência.
No ano passado apenas dois casos suspeitos foram registrados em Alpinópolis, nos meses de outubro e novembro. Em 2016, a cidade fechou o ano apresentando 237 casos suspeitos, números que colocaram o município, à época, na lista das localidades em situação com alta incidência da doença.
Entulhos das residências estão sendo recolhidos pela Prefeitura de Alpinópolis como forma de intensificar as ações para evitar a proliferação do mosquito. No final de janeiro teve início uma operação denominada “Cata-Tudo”, quando um caminhão passa recolhendo entulho das residências da cidade todas as quartas-feiras. Também estão sendo emitidas notificações a proprietários de terrenos sujos na zona urbana do município.

Foto Reprodução: Internet

 

 

Fonte: Tribuna Alpina

O post Triplicam casos suspeitos de dengue em Alpinópolis apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar