Um projeto pensado para valorizar a história, a cultura e os produtos relacionados à criação de cavalos, muares e jumentos da região. Esse é o Rota Raízes da Marcha. O novo roteiro do Circuito Trilha dos Inconfidentes pretende resgatar todo o contexto da cultura ancorada no tropeirismo e na produção de artigos produzidos à base de couro.
Nesta sexta-feira, 15 de julho, será realizado o segundo lançamento do trecho, na cidade de Lagoa Dourada. O evento acontecerá no Parque de exposição, no Centro da cidade, às 9h. Já no sábado, dia 16 de julho, acontece o lançamento do terceiro trecho da rota, na cidade de Prados, às 11h, na Pousada Vivenda Letícia.
O projeto Raízes da Marcha envolve os seguintes municípios do Circuito Trilha dos Inconfidentes: Entre Rios de Minas, São Tiago, Lagoa Dourada, Prados, Dores de Campos, Tiradentes, Santa Cruz de Minas, São João del-Rei, Madre de Deus de Minas e Carrancas. O Raízes da Marcha já inaugurou a Rota das Estações e Rota do Queijo Terroir, nos caminhos para São Tiago. E também já passou por Entre Rios de Minas.
Ao visitar estas cidades, o turista terá a oportunidade de experimentar diversas características do interior de Minas Gerais, como a calmaria do campo, o convívio com a natureza e com os animais e, claro, a típica hospitalidade do povo mineiro.
O roteiro, portanto, será uma maneira de possibilitar ao turista uma imersão no universo da ruralidade mineira, colocando-o em contato direto com fazendas e ranchos, e também com as lojas de produtos característicos, como a produção em couro, que é característica de Prados. Assim, o Circuito Trilha dos Inconfidentes trabalha pelo resgate histórico e pela preservação da memória cultural da região.
As informações são da Rádio São João del-Rei, associada AMIRT.
Foto: Laila Zin/Van