Trabalhadores dos Correios fazem ato no Calçadão da Rua Halfeld

Movimento não descarta ocupar agências em Juiz de Fora(Foto: Fernando Priamo)

O Calçadão da Rua Halfeld, no Centro de Juiz de Fora, amanheceu nesta sexta-feira (28) com uma intensa movimentação de trabalhadores dos Correios que aderiram à greve deflagrada no último dia 18. Funcionários de unidades da empresa sediadas em outras cidades da Zona da Mata estão reunidos em ato apoiado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Comunicação Postal, Telegráfica e Similares de Juiz de Fora e Região (Sintect/JFA), que levanta a possibilidade de ocupação de agências juiz-foranas.

Segundo o diretor de formação política e sindical do Sintect e presidente da Central Única dos Trabalhadores (Cut – Regional Zona da Mata), Reginaldo de Freitas Souza, o movimento grevista tem atraído mais trabalhadores de Juiz de Fora e região nos últimos dias. Na manifestação desta sexta-feira, por exemplo, cerca de 60 trabalhadores de Barbacena chegaram durante a manhã para adicionar força às manifestações.

O sindicato estima que mais de 90% dos trabalhadores dos Correios aderiram à greve na região, obrigando a empresa a realizar adaptações para não ter paralisação completa das atividades. Desde a última semana, a estatal realoca funcionários das áreas administrativas para auxiliar nos serviços operacionais. “Sempre tem alguns trabalhadores operando, como o pessoal do serviço administrativo e vai trabalhar no chão da fábrica. Mas trabalhadores de produção deve ter 5% ou 10% trabalhando, no máximo”, avalia o diretor Reginaldo Souza.

Levantamento feito pela empresa, por outro lado, indicou que 83% do efetivo total da empresa em todo o território nacional seguia em atividade até o último dia 19, segundo dia de greve, conforme comunicado.

Possibilidade de ocupação

A notícia mais significativa que reverberou entre os grevistas nesta sexta-feira foi a ocupação do Centro de Distribuição de Indaiatuba, município do interior de São Paulo (SP). O Sindicato dos Trabalhadores de Correios de Campinas e Região (Sintect-Cas), em comunicado, bateu o pé, garantindo que a ocupação durará até que a estatal aceite negociar as reivindicações dos funcionários sobre o Acordo Coletivo de trabalho, motivo de todo o imbróglio envolvendo os trabalhadores e a direção da empresa.

Estimulados pelo movimento paulista, o Sintect/JF trabalha com a possibilidade de ocupação de unidades dos Correios em Juiz de Fora. “Há unidades nossas, no Brasil, com ocupação de trabalhadores, e estamos tentando fazer ocupação aqui (em Juiz de Fora) também. Se houver apoio, nós também vamos fazer”, garante Reginaldo. “A greve está forte, ela está crescendo. A gente vai fortalecer mais ainda. A empresa não quer negociar, então vamos forçar e chamar mais gente que ainda não aderiu à greve”, completa.

O post Trabalhadores dos Correios fazem ato no Calçadão da Rua Halfeld apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar