Trabalhadores dos Correios denunciam descumprimento de medidas preventivas em Uberaba

Os trabalhadores dos Correios de Uberaba e da região enfrentam situações de risco durante jornada de trabalho. Segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e Similares de Uberaba e Região (Sintect-URA) estão chegando inúmeras reclamações referentes às medidas de prevenção ao coronavírus, que não estariam sendo tomadas.

De acordo com o presidente do sindicato, Wolnei Cápoli, várias denúncias estão sendo recebidas, não só de Uberaba, mas de outras cidades mineiras que fazem parte da abrangência do Sintect-URA. Atualmente, o sindicato engloba mais de 150 cidades do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, parte do noroeste, parte do norte, parte do sul do estado.

“Como medida protetiva, os Correios anunciaram a compra de álcool em gel, máscaras, luvas, mas até então não estão enviando nem sabonete líquido. Inclusive em algumas agências há falta de copo plástico”, apontou Cápoli. Porém, há ainda outra denúncia, a de que os trabalhadores que estão no grupo de risco não sendo liberados.

“O que é pior, a empresa lançou uma medida tirando nossos trabalhadores que estão no grupo de risco do serviço de rua para que façam o serviço em casa, treinamento inclusive. Só que os nossos gestores estão se recusando a liberar. Temos colegas hipertensos, diabéticos, portadores das mais diversas enfermidades e que simplesmente não estão sendo liberados. É uma afronta à situação de saúde dos trabalhadores e uma afronta à medida protetiva da empresa”, contou.

A reportagem do Jornal da Manhã entrou em contato com a assessoria de imprensa dos Correios de Minas Gerais e solicitou um posicionamento sobre a questão. A assessoria encaminhou uma nota onde se limitou a informar que, para reduzir os impactos da pandemia de coronavírus nos empregados e no atendimento à população, adotaram novas medidas preventivas a partir desta sexta-feira (20). Reforçou que medidas de afastamento de determinados funcionários e de distribuição de álcool em gel estão sendo tomadas.

A assessoria havia sido questionada sobre a previsão de chegada dos produtos de limpeza e sobre quando os funcionários do grupo de risco seriam liberados para o trabalho remoto. Também foi questionado se haverá alguma medida de fiscalização para checar se as unidades estão seguindo as determinações. Nenhuma dessas perguntas foi respondida.

Confira na íntegra a nota:

A empresa passará a realizar a entrega e a coleta de malotes simultaneamente em única visita diária, para melhor aproveitamento da força de trabalho disponível na distribuição e diminuição da frequência de contato com os clientes.

A empresa também suspendeu, temporariamente, a assinatura do destinatário na entrega de objetos postais e está reforçando a importância dos empregados seguirem as orientações de prevenção, bem como de agirem com o respeito, a cautela e a empatia que a situação exige, tanto no ambiente de trabalho quanto no relacionamento com os clientes.

Entre as medidas para conter a disseminação da COVID19 já adotadas pela estatal, destacam-se:

– Envio de orientação a todos os empregados quanto aos cuidados básicos de higiene, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde;
– Disponibilização de álcool gel 70% em locais próximos às estações de trabalho;
– Intensificação de procedimentos de higienização e limpeza do ambiente e equipamentos;
– Havendo suspeita de contaminação, o afastamento imediato do trabalho de empregados que apresentem algum sintoma da doença e das pessoas que tiveram contato direto com eles;
– Afastamento por até 15 dias, a contar do regresso ao Brasil, de empregados que estiveram nos últimos 15 dias em viagem ao exterior, institucional ou particular, ou que tiveram convívio com pessoas infectadas;
– Realização de trabalho remoto por empregados classificados em grupos de risco ou com residentes em grupo de risco;
– Divisão do efetivo administrativo em turnos, estabelecendo horários alternativos para entrada, saída e intervalo para refeição dos empregados, com objetivo de evitar aglomeração nos ambientes de uso comum e em horários de pico de transporte público;
– Criação de um canal para comunicação direta dos empregados com a Presidência da empresa. Durante esse período de alerta, o e-mail será usado para sanar dúvidas, relatar ocorrências e sugerir melhorias a respeito da COVID-19 e suas implicações nos Correios;
– Orientação para que os empregados não participem de reuniões, eventos e encontros externos.

Funcionamento das agências – Sobre as rotinas de atendimento, os Correios informam que estão em contato com os Governos Estaduais e Municipais para que suas unidades não sejam incluídas em decretos de restrição de funcionamento. Esta mediação visa garantir o acesso da população aos serviços postais.
A empresa informa ainda que estão suspensos os serviços premium, Marketing Direto e Telegrama, bem como o pagamento de indenizações por atraso para todos os serviços nacionais e internacionais, por motivo de força maior.

Os Correios permanecem acompanhando e seguindo as orientações governamentais do Ministério da Saúde. Havendo novo direcionamento, a estatal ajustará de imediato as medidas preventivas e procedimentos e fará a devida divulgação ao público. Os Correios colocam-se à disposição pelos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades), ou pelo site.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

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