Para o artista mineiro, a vitória pode motivar outros músicos do estado e do país
Na última semana, o cantor, compositor e instrumentista mineiro, Toninho Horta, ganhou o Grammy Latino. Ele concorria com o álbum ‘Belo Horizonte’ na categoria Melhor Álbum de MPB, ao lado de outros músicos brasileiros. O momento em que ele descobre o resultado foi filmado por amigos e familiares.
Devido à pandemia, Toninho participou da premiação de forma simultânea. Em entrevista ao Portal Amirt, ele explicou que ficou feliz com o reconhecimento mundial após muitos anos de carreira.
“A nossa música é essencialmente mineira, mesmo que tenha as influências do clássico, do jazz e do pop. Nós temos influências desde o ciclo do ouro, da Espanha, de Portugal, das violas, dos violeiros, das guitarras, dos negros com seus tambores, dos índios com a sua música particular e característica. Eu acho que todos esses elementos foram importantes para a construção da nossa vida musical”, contou.
O artista ainda brincou que as melodias são iguais as montanhas e que o “M” de Minas já é uma nota musical. Ele aproveitou também para agradecer a Orquestra Fantasma, que está com ele a alguns anos.
Veja o momento em que ele descobre que ganhou o prêmio:
Clique aqui para baixar o vídeo.