A Administração Municipal de Timóteo adotou uma série de medidas para combater os focos do mosquito Aedes aegypti, em função do alto índice de infestação. O último Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) apontou o índice 4,2%. O recomendado pelo Ministério da Saúde para evitar a epidemia é de até 1%.
Para combater o mosquito, a prefeitura atua em ações de controle em consonância com o Comitê Interinstitucional de Enfrentamento às Arboviroses. Conforme apurado pelo LIRAa, os domicílios respondem por cerca de 80% dos focos no município.
Entre as iniciativas adotadas está o treinamento prático de 16 novos agentes de endemias, realizado nesta semana no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), feito pelo médico veterinário da Secretaria de Saúde, Milton Max. As contratações foram feitas em regime de urgência atendendo orientação do Ministério da Saúde, haja vista que o município tem um déficit de agentes, o que dificultava o enfrentamento das arboviroses, informou secretário de Saúde de Timóteo, Eduardo Morais.
As pessoas que passaram pelo treinamento rápido serão direcionadas para fazer trabalho de campo, somando-se ao contingente de 27 agentes que já estão nos bairros fazendo a prevenção. Estamos trabalhando com responsabilidade e transparência. Essas contratações visam diminuir os focos do Aedes aegypti e prevenir uma possível epidemia de dengue, zika e chikungunya, enfatizou Eduardo, reiterando que as contratações seguem a orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde.