Teste avalia nível de alfabetização dos alunos de Ipatinga

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Gestores em educação são capacitados para aplicação de exames, que serão realizados na próxima semana em 29 escolas municipais

Diretores e coordenadores de 29 escolas do ensino fundamental de Ipatinga participaram de uma capacitação para a aplicação das provas do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) nesta segunda-feira (12), na Escola Municipal Padre Cícero, no bairro Bom Retiro.

Cerca de 6.500 estudantes da rede municipal de ensino de Ipatinga serão submetidos às avaliações nos dias 20 e 21 de novembro, terça e quarta-feira da próxima semana. As provas integram o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação (Simave). Este ano, os testes serão aplicados aos alunos do 2º, 3º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental.

O treinamento do início desta semana foi realizado pela Superintendência Regional de Ensino (SRE). É dela a responsabilidade de capacitar os diretores das escolas que, por sua vez, assumem a capacitação dos professores aplicadores. Além disso, todas as escolas receberão um manual de aplicação dos testes e um vídeo com orientações.

Teste

O Proalfa é uma avaliação anual para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental e mede o desempenho de leitura dos estudantes. Já o Proeb avalia as habilidades dos estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio em Língua Portuguesa e Matemática. Os testes começam 20 minutos após o início do turno e têm duração de duas a duas horas e meia.

Rita Beatriz Alves da Silva é diretora da Escola Municipal Chirlene Cristina Pereira, do bairro Bethânia. Os alunos da instituição já foram submetidos aos testes em anos anteriores. Ela acredita que a cada capacitação é possível minimizar eventuais erros cometidos em outras edições. “As avaliações externas são muito importantes, ajudam a nortear o trabalho e, para que os testes tenham eficácia, é necessário que elas sejam aplicadas conforme deve ser, corrigindo possíveis erros e aperfeiçoando a aplicação e condução dos trabalhos”, considerou.


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