Testamos o Detector de Corrupção em políticos votados em Divinópolis – Confira os resultados

O site Reclame Aqui lançou um aplicativo gratuito e apartidário que usa reconhecimento facial para identificar os políticos e então fornecer informações completas sobre quais crimes foram praticados por eles. Basta apontar a câmera do celular para a face dos estadistas, seja ao vivo ou por meio de fotos, para que o app entregue todos os inquéritos instaurados contra a figura pública.

Segundo o site do aplicativo, o reconhecimento facial funciona com uma ampla variedade de imagens, sejam elas originadas de comerciais televisivos, debates, santinhos, cartazes, imagens de jornal, vídeos da internet e muito mais.

Nos bancos de dados do app há governadores e vices, deputados federais que foram eleitos a partir de 2014, senadores eleitos desde 2010, presidentes e vice-presidentes que ainda estejam vivos, candidatos à presidência e aos governos estaduais listados no Datafolha e Ibope. Já quanto aos políticos que foram anunciados como pré-candidatos para as eleições de 2018, o banco de informações do app inclui aqueles que querem se tornar presidentes e governadores.

O Detector de Corrupção traz como resultado da busca apenas informações oficiais que sejam encontradas em diversas instâncias da Justiça, como STF, STJ, os TJs estaduais e os TRFs. Os processos que correm em segredo de Justiça não são incluídos.

O aplicativo está disponível para Android e iOS. Veja, abaixo, um vídeo em que alguns políticos são questionados sobre suas pendências judiciais com o uso do aplicativo.

Há também uma extensão para o navegador Google Chrome chamada A Cor da Corrupção. O plugin, durante a navegação, faz com que o nome de qualquer político com pendências na Justiça seja destacado em roxo. As pendências consideradas pela extensão são as que resultaram em condenação, mas também informa os processos e inquéritos abertos que ainda não foram totalmente apurados.

O apresentador do Programa “Bom Dia Divinópolis”, Sílvio França, resolveu fazer um teste com os dez deputados federais mais votados em Divinópolis nas últimas eleições.  Confira os resultados abaixo:

Confira agora o que o aplicativo apontou para cada um dos dez deputados eleitos mais votados em Divinópolis.

Jaime Martins

31.678 votos em Divinópolis

Não possui processos de corrupção contra ele.

 

Domingos Sávio

17.670 votos em Divinópolis

Não possui processos de corrupção contra ele.

 

Reginaldo Lopes

3.344 votos em Divinópolis

Não existem processos de corrupção contra ele

 

Stefano Aguiar

2.804 votos em Divinópolis

Não existem processos de corrupção contra ele

 

Eros Biondini

1.518 votos em Divinópolis

Não existem processos de corrupção contra ele

 

Sub Tenente Gonzaga

1.429 votos em Divinópolis

Foi condenado por crimes cometidos contra o sistema financeira nacional á pena de um ano de reclusão, substituída por prestação de serviços à comunidade. Na época em que era diretor da Cooperativa de Economia e Crédito de Mútuo dos Servidores Militares, Polícia Civil e Secretaria de Educação de Minas Gerais, teria utilizado dados de vários cooperados violando sigilos bancários, com o intuito de de suspender as eleições do conselho de administração da cooperativa. Após a condenação, foi declarada a extinção de sua punibilidade. É também réu em ação penal por crimes contra o sistema financeiro nacional por ter comprometido o patrimônio da instituiççao ao comprar parte de uma seguradora e criar farmácia e entidade de previdência privada.

 

Newton Cardoso Jr

1.648 votos em Divinópolis

Ação penal por crimes contra a ordem tributária. O MPF pediu bloqueio de bens do Deputado. Também é réu por crimes contra o meio-ambiente e alvo de inquérito que apura lavagem de dinheiro e falsidade ideológica na transferência de ações da empresa Remplus Empreendimentos, ao parlamentar e seu pai, o ex-Governador Newton Cardoso.

 

George Hilton

1.047 votos em Divinópolis

Não existem processos de corrupção contra ele

 

Patrus Ananias

938 votos em Divinópolis

Não existem processos de corrupção contra

 

Weliton Prado

485 votos em Divinópolis

Não existem processos de corrupção contra ele

 

 

O Reclame Aqui, também usou o aplicativo para mostrar como funciona, em alguns políticos de outros estados. O teste tem resultados inusitados. Confira:

 

 

Postado originalmente por: Portal MPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar