Terça-feira tem tarde de fortes pancadas de chuva em JF

Rua Mariano Procópio foi uma das ruas com alagamento (Foto: Leonardo Costa)

As fortes pancadas de chuva que atingem Juiz de Fora voltaram a se intensificar na tarde desta terça-feira (3). Segundo pluviômetros do 5º Distrito de Meteorologia, instalados do Campus da UFJF, somente entre 15h e 17h, houve acumulado de 35 milímetros. Em outros pontos da cidade houve registro de alagamentos, como na Rua Mariano Procópio, no bairro homônimo, e no Nova Era. Até 17h, o acumulado do dia era de 53,4 milímetros.

Em alguns pontos, já sob monitoramento de pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), operados na cidade pela Defesa Civil, a precipitação foi ainda mais intensa durante o dia, como em Igrejinha, com registro de 34,12 milímetros; Ponte Preta, com 31,45  milímetros; e Dias Tavares, com 22,24 milímetros. Leitores da Tribuna relataram também transbordamento dos córregos São Pedro, no Democrata, e Humaitá, no Industrial.

Segundo a Defesa Civil, 29 ocorrências foram registradas pela pasta no decorrer desta terça-feira, todas sem gravidade. Dentre os chamados, funcionários do órgão atuaram em escorregamentos de talude, infiltrações e queda de muro. Já o Corpo de Bombeiros atuou no corte de duas árvores. Ainda conforme a pasta, o nível do Rio Paraibuna era de 2,77 metros.

Em relação aos mananciais da cidade, Chapéu D’Uvas alcançou nesta quarta 91,1% de sua capacidade. João Penido e São Pedro operavam com 89,8 e 83,1, respectivamente. De acordo com a assessoria de comunicação da Cesama, mesmo com o alto percentual em Chapéu D’uvas, o volume do Paraibuna está associado ao concentrado das chuvas e não aos trabalhos de controle do manancial.

Nível do Rio Paraibuna era de 2,77 metros na tarde desta terça-feira (Foto: Leonardo Costa)

Novo alerta

Segundo boletim diário do Inmet, divulgado no fim da tarde desta terça-feira, as condições meteorológicas seguem favoráveis para ocorrência de chuvas intensas (de 20 e 30 milímetros/h ou até 50 milímetros/dia), acompanhadas de descargas atmosféricas e rajadas de vento ocasional (de 40 a 60 km/h) em áreas isoladas da Central Mineira, Metropolitana, Zona da Mata, Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha até as 10h desta quarta-feira. Especificamente para Juiz de Fora, a previsão é de céu nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. As temperaturas do dia na cidade oscilaram entre 17,1 de mínima e 22,9 graus de máxima. Para amanhã, a variação deve ser entre 15 e 25 graus.

Outras informações em instantes.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar