São Paulo – Instreamatic possibilita que consumidores interajam com o anúncio em áudio durante a sua execução. Rádios já testam a plataforma
Mais uma empresa de tecnologia na área de áudio recebeu um investimento milionário para ampliar e modernizar a sua operação. Trata-se da Instreamatic, especializada em anúncios programáticos que permitem interações por voz. A marca, sediada em San Francisco (EUA), captou US$6,1 milhões em novos financiamentos, em rodada que foi acompanhada por Google Assistant Investments e Accomplice. Vale lembrar que rádios norte-americanas já utilizam a tecnologia desenvolvida pela empresa californiana.
O sistema funciona da seguinte maneira: através da veiculação de um anúncio via streaming de áudio, o ouvinte pode usar o microfone embutido em seu dispositivo móvel para interagir com a propaganda. Os anúncios possuem ações e comandos que abrem a janela para a manifestação do ouvinte. Através das respostas feitas por quem está ouvindo, é possível ter mais informações sobre a oferta anunciada. Já se a resposta for negativa, o anúncio sai e o conteúdo de audio do streaming é retomado.
Segundo reportagens da mídia norte-americana especializada em rádio e tecnologia, a empresa anunciou que usará os recursos financeiros da captação para a contratação de pessoal técnico e também da área comercial, além de expandir os recursos de sua infraestrutura de inteligência artificial via voz. Também serão buscadas parcerias globais com marcas, geradores e editores de conteúdo em áudio e vídeo, plataformas de publicidade, desenvolvedores de aplicativo, entre outros.
Um grupo de rádios de formato cristão/conservador, a Salem Media Group, já utiliza a plataforma em seus aplicativos e também em conteúdos de áudio on-demand. Empresas, marcas e desenvolvedores de outros países, como Índia, Alemanha, França e Japão já participam da plataforma, que conta com anunciantes como IKEA, HP, Infiniti, entre outros. E a MobRadio é a empresa parceira da startup californiana no Brasil.
Há um grande movimento para o crescimento e aprimoramento de anúncios direcionados via programática em áudio, o que possibilita um conteúdo mais direcionado ao ouvinte. Também amplia as frentes de negócio para geradores de conteúdo, como as emissoras de rádio.
Recentemente o tudoradio.com noticiou que rádios britânicas contam com anúncios interativos através da Alexa, da Amazon. A programática de áudio já é uma realidade em serviços de streaming presentes no Brasil, com rádios contando com o serviço há alguns anos, seja no audio ao vivo, como também em conteúdos on-demand.
Exemplo de interação através da plataforma do provedor de anúncios que recebeu investimento milionário / Crédito: TargetAdvisor