Telecovid realiza 3651 atendimentos em agosto

Foram efetuados 5708 contatos, com 3651 atendimentos de 799 pacientes. Desde a sua implantação no mês de maio, o serviço realizou 7521 atendimentos de 1491 pacientes.
 
Na plataforma, o usuário cadastrado passa por um atendimento denominado Nível 1, onde ele preenche seus dados e é encaminhado para a próxima etapa. No Nível 2 (atendimento de enfermagem) ou no Nível 3 (atendimento médico), o paciente é analisado e, de acordo com o quadro clínico retratado, ele pode ser encaminhado para uma Unidade Básica de Saúde (UBS), Urgência ou para o Programa de Monitoramento, onde o paciente é contatado periodicamente por um profissional para avaliar a situação.
 
Indicadores da plataforma
 
No último mês, o Telecovid efetuou 2374 monitoramentos. Destes, 364 tiveram o auxílio de um médico, 497 acompanhados de um enfermeiro e 416 atendimentos foram efetuados por meio de ligações telefônicas. Em média, 174 pacientes foram atendidos por dia no mês de agosto. 
 
Dos 799 pacientes atendidos, 42 pacientes foram encaminhados para Unidades Básicas de Saúde, 26 foram encaminhados para Unidade de Urgência, 21 receberam recusa do termo e outros 703 receberam acompanhamento pela plataforma, que constatou eficácia em 92% dos atendimentos.
 
Em relação a duração dos atendimentos, as ligações telefônicas duraram, em média, seis minutos, compreendendo dez atendimentos por hora. Os atendimentos com auxílio de um enfermeiro possuem a média de 22 minutos, o que equivale a 2,7 atendimentos em uma hora. O acompanhamento médico dura em média 21 minutos, com 2,9 atendimentos por hora. O programa de monitoramento recebe cinco atendimentos por hora, com aproximadamente 12 minutos de duração. Os dados são referentes aos contatos que duraram menos de 90 minutos.
 
O sexo feminino compreende o maior número de pacientes desde a implantação do Telecovid, com 926 atendimentos. Enquanto isso, 527 homens foram atendidos na plataforma.
 
Como utilizar o TeleCovid?
 
Ao abrir o AppDivinópolis, o usuário deve selecionar a opção “Serviços”. Em seguida, a aba “Coronavírus”, onde haverá a modalidade “TeleCovid-19”. Assim que acessar esta opção, o aplicativo solicita que você envie uma palavra para iniciar de atendimento. Ao enviar a primeira palavra seu atendimento já estará sendo iniciado.
 
O AppDivinópolis é gratuito e está disponível nas lojas de aplicativos PlayStore (Android) e AppStore (IOS). O atendimento também é realizado por telefone, pelo número 3229-6810.

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Postado originalmente por: Portal MPA

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