Talibãs armados se divertem em pedalinhos de parque ambiental

Cena semelhante aconteceu há algumas semanas, quando milicianos do grupo se divertiram em parque de diversões

Membros do Talibã foram recentemente fotografados se divertindo em pedalinhos no único parque ambiental nacional do Afeganistão, horas após funcionárias serem proibidas de trabalhar, de acordo com a doutrina adotada pela milícia radical.

Portando fuzis Kalashnikov e lançadores de granadas e foguetes, os milicianos do grupo fundamentalista islâmico que tomou o poder no Afeganistão após a retirada das forças estadunidenses, tiveram um momento de “lazer” em pedalinhos em forma de cisne nos lagos Band-e-Amir, na província central de Bamiyan. O parque, que já foi um ponto turístico importante do país, possui seis lagos de um azul profundo.

Cena semelhante aconteceu semanas atrás. Milicianos brincaram em carrinhos bate-bate e carrossel em um parque fechado durante a marcha do do Talibã até Cabul.

Foi exatamente em Bamiyan que o Talibã explodiu duas estátuas gigantescas de Buda de 1.500 anos, esculpidas em uma montanha, em 2001, pouco antes da invasão liderada pelos Estados Unidos em resposta aos ataques terroristas de 11 de setembro contra Nova York e Washington. A detonação provocou repúdio internacional na ocasião.

A ordem para que as mulheres que trabalhavam no parque permanecessem em casa foi dada pelo prefeito de Cabul, Hamdullah Namony. Foi um dos golpes mais recentes contra as conquistas das mulheres durante o período de ocupação estadunidense. Ao assumir o poder, o Talibã chegou a dizer que respeitaria os avanços femininos, mas, na prática, a situação está voltando ao período anterior a 2001. Muitas mulheres perderam o emprego, tiveram que se adaptar ao código de vestimenta exigido pelo Talibã e estão impedidas de sair de casa sozinhas.

Foto: Reprodução

Resumão

 

 

Pesquisar