Supermercados mineiros investem na abertura de unidades neste ano

Superminas superou as expectativas de público em três dias de evento na capital mineira; setor está otimista

Diversos supermercadistas mineiros estão abrindo novas unidades e expandindo negócios. De acordo com uma sondagem feita pela Associação Mineira de Supermercados (Amis), 62,9% das empresas afirmaram que fizeram investimentos em 2022, e a outra parcela – 37,1% – disse que está concluindo investimentos.  Em Minas Gerais, os supermercados operam 10,7 mil lojas e têm faturamento de R$ 63,4 bilhões. No fechamento de 2021, houve um crescimento de 3,1%. São 358,7 mil colaboradores empregados de forma direta, o que faz do setor um dos maiores empregadores do Estado. Ao longo de 2022, segundo as projeções da Amis, outras 85 unidades estão sendo abertas com 9,5 mil novos postos de trabalho. Os números foram apresentados no Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação (Superminas), que foi realizado no Expominas, em Belo Horizonte até ontem.

Um exemplo é o Supermercado MercoPaulo, que tem sede em Viçosa e pretende inaugurar uma nova loja no início de dezembro. A nova loja, que será a quarta unidade da empresa, demandou investimentos de cerca de R$ 3 milhões, segundo informou o proprietário, André Bitarães. “Sabemos que o consumidor dessa loja será aquele que faz pequenas e rápidas compras, porque atualmente quem faz grandes compras vai a uma loja de atacarejo”, salienta. Com relação aos novos postos de trabalho, a prioridade será quem mora próximo ao estabelecimento. A empresa está no mercado há 40 anos e hoje é administrada pela segunda geração da família.

Outra empresa que também está planejando abrir uma nova unidade é o Supermercado Três Irmãos, que sede em Guanhães. “Estou avaliando em qual cidade teremos outra unidade, mas o certo é que será na mesma região”, explica o proprietário Agnaldo Jair Ferreira. Atualmente, a empresa tem dois estabelecimentos no município e outro em Sabinópolis.

São 35 anos de mercado e a rede emprega 400 funcionários.

Já o Supermercado Novo Horizonte, com sete lojas em Ribeirão das Neves, uma em Esmeraldas e outra em Contagem, já concretizou a expansão. Segundo Fernanda dos Santos Barbosa, gerente administrativa da empresa, a mais nova loja foi inaugurada no último dia 11 e há planos de uma outra unidade até o fim de 2020.

Na feira

A Obah Design, agência de design mineira que está há 15 anos no mercado, é uma das expositoras da feira.  “A Sperminas é estratégica, uma vez que muitos de nossos clientes e outros possíveis clientes estão aqui”, explica o proprietário Antônio Eduardo Gomes Pereira. A empresa já tem mais de 50 mil projetos de embalagens no mercado e conta com 500 clientes ativos. Pereira conta que está investindo R$ 1 milhão em ampliação da estrutura e qualificação do quadro de pessoal, além da abertura de uma filial na capital paulista.

Outra empresa que está investindo é a Sabor da Serra, do ramo de laticínios, que fica em Lima Duarte, na Zona da Mata. Tradicional no ramo, a empresa completa 30 anos de mercado em 2023 e investe R$ 4 milhões para ampliação da sua unidade fabril.  “Com isso,   passará de uma produção média de 190 toneladas/mês para 250 toneladas/mês”, explica o CEO, Robson de Paula Valle. São comercializados mais de 80 itens e está presente em Minas Gerais e Rio de Janeiro. A previsão de faturamento para esse ano é entre 15% e 20% em relação a 2021.

A indústria mineira de carne suína Saudali Alimentos realizou um aporte de aproximadamente R$ 40 milhões em equipamentos para modernizar seu parque fabril. Além disso, pretende fechar o ano com faturamento 10 % acima do ano passado. A marca já está presente em cerca de 11.650 pontos de vendas no Estado. “Por ser nosso estado sede, conseguimos ter uma venda muito bem distribuída, marcando presença em quase 100% dos municípios mineiros”, comenta o diretor comercial da Saudali, Adriano Pacheco

As vendas no Estado representam 60% das vendas totais da empresa. “Temos uma tradição de 22 anos nesta praça, com uma marca consolidada entre clientes e consumidores. Somado a este fato, Minas é um dos mercados que, proporcionalmente, mais consome a carne suína no País”, aponta o diretor comercial.

Produtos preferidos

Ainda segundo Pacheco, os produtos preferidos dos mineiros são a tradicional Linguiça de Carne Suína, a Linguiça tipo Calabresa e o Bacon, nas versões ‘Cubos’, ‘Fatiado’ e ‘Manta’.

“Os cortes especiais temperados também são muito procurados pelos mineiros, que adoram um churrasco e não abrem mão da sua praticidade”, finaliza Adriano.

Superminas só não é maior por falta de espaço

Na avaliação da Amis, a 34ª edição da Superminas foi extremamente bem sucedida. A projeção é que o público tenha superado 50 mil pessoas em três dias. “Houve presença de supermercadistas de outros estados e um número recorde de expositores na feira de negócios”,  esclareceu o presidente executivo da entidade, Antônio Claret Nametala.

O espaço físico do Expominas já está pequeno.  “Nós temos demanda por uma ocupação maior. O Estado de Minas é muito forte no setor. Seis redes mineiras estão entre as 25 maiores do Brasil.  Já estamos projetando ir para o Espaço Redondo, que não é uma área destinada à feira, mas estamos estudando uma forma de ocupá-lo no ano que vem para atender à demanda de quem quis expor na Superminas e não conseguiu esse ano”, concluiu.

As informações são do Diário do Comércio.

Foto: Ronaldo Almeida

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