Realizada ininterruptamente desde 1957, ano escolhido como centenário de Montes Claros pelo historiador Hermes de Paula (primeiro de dois em dois anos, depois anualmente) A Exposição Agropecuária de Montes Claros não ocorrerá em 2020, ano que ficará marcado pela pandemia do coronavírus em todo o planeta.
O evento ocorreria entre as datas de 02 e 12 de Julho.
O comunicado foi feito nesta segunda, 4, pelo Presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, José Luiz Veloso Maia. Nas descrições, a entidade informou que o principal motivo são “ as adoções de medidas para as reduções para o risco de contágio e preservação da saúde e vida de todos”.
No comunicado o presidente afirma que ainda foi cogitada a possibilidade do adiamento do evento por alguns meses, mas foi consenso que o melhor seria optar pelo cancelamento oficial já que isso poderia “induzir terceiro a investimentos e planejamentos incertos”.
Mas nem tudo está perdido. A grade de Leilões será mantida, possibilitando o impulsionamento do mercado em meio à crise.
A Sociedade Rural também manifesta solidariedade ás vítimas da Covid-19 e rende homenagens aos profissionais que estão na linha de frente no combate a doença.
Para finalizar, o comunicado informa que soluções serão buscadas para enfrentar esse novo tempo na luta por políticas públicas.
HISTÓRICO
No dia 3 de julho de 1957 o Parque de Exposições foi entregue como presente a Montes Claros que, naquele dia, comemorava o seu centenário de emancipação político-administrativo.
Na década de 60, o Parque recebeu o nome de Parque de Exposições João Alencar Athayde, numa merecida homenagem a seu maior construtor e grande líder rural, por ocasião de seu falecimento.
Uma data a ser mencionada foi o ano de 1995, quando as Exposições agropecuárias passaram a ser anuais, acompanhando o calendário nacional e permitindo o ranqueamento do evento.
Postado originalmente por: VinTV