Já está definida a empresa que fará a administração e operação do aeroporto regional do Vale do Aço, em Santana do Paraíso. Após quase dois anos de um contrato emergencial, com a suspensão da licitação anterior por parte da Controladoria Geral do Estado (CGE), finalmente no dia 5 de fevereiro foram abertas as propostas para.
O deputado Celinho do Sinttrocel esclarece que, em articulação com o Secretário de Estado de Obras Públicas (SETOP), Murilo Valadares, o edital para uma nova licitação foi publicado no dia 23 de janeiro e o resultado foi conhecido nesta semana, tendo a Socicam Administração, Projetos e Representações Ltda. saído vencedora no processo. A empresa já administra o terminal aéreo regional.
Celinho explica que, com o impedimento da CGE para a licitação que previa a contratação de uma Parceria Público Privada (PPP) e a prorrogação do contrato de emergência para funcionamento do aeródromo até que fossem sanadas as correções solicitadas pela Controladoria do Estado, a situação estava irregular e o aeroporto poderia ter paralisadas as suas operações. Foi necessário realizar uma licitação para que a situação do aeroporto fosse regularizada, ressalta o deputado.
Na licitação, duas empresas se apresentaram como interessadas, a Socicam e a Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico (Sinart), sendo que a Socicam venceu o certame com menor preço para um contrato de 5 anos, renovável a cada ano. Com esta licitação, evita-se a paralisação do aeroporto. Agora é aguardar os prazos para recursos e caso não hajam a empresa será validada como a nova administradora e operadora do aeroporto.
Celinho acrescenta que não está descartada a PPP e que vai trabalhar para que um novo projeto seja apresentado. Com a PPP poderemos ter melhorias e ampliações como a modernização do Terminal de Passageiros; uma nova área de estacionamento; readequação da Praça frontal; a ampliação do prédio administrativo e a construção de um módulo de Despacho de Encomendas salienta o deputado que defende a ideia da PPP.