Sindicomércio espera abertura de lojas antes do Dia dos Namorados

Foto/Jairo Chagas

Enquanto segue o impasse jurídico, as lojas funcionam com barreiras físicas, o que impede o consumidor de realizar escolhas

Sindicomércio aguarda para esta semana posicionamento judicial sobre a reabertura do comércio em Uberaba. A expectativa é do gerente-executivo da entidade, Thiago Árabe Castejon, que acredita no julgamento do recurso do município contra decisão do juiz Élcio Arruda, que suspendeu os efeitos do Decreto Municipal 5.555/2020 pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

Neste sentido, ele diz ser inviável o ajuizamento de qualquer outra ação que vise à reabertura do comércio. “Qualquer medida agora não é viável juridicamente. Não vamos conseguir mudar nada na Justiça Federal por conta desta ação civil que está em tramitação”, analisa. Caso ocorra uma decisão favorável, ele tem boas perspectivas para o Dia dos Namorados. “Se houver a reabertura, pode ser que tenhamos um aquecimento nas vendas”, diz.

O gerente-executivo avalia que todo impasse gera insegurança jurídica para os comerciantes, pois, ao mesmo tempo em que é editado um decreto, ocorre uma decisão judicial. “Os comerciantes não sabem se vão chegar mercadorias, se conseguirão pagá-las e se vão vender seus produtos”, diz Thiago, destacando que o empresário sequer pode convocar o funcionário para o trabalho. Neste sentido, ele defende a abertura gradual do comércio, para garantir que a retomada seja feita de forma mais planejada. “E temos que ter este cuidado, para que não aumente o número de infectados”, completa.

Thiago Árabe também destaca a importância de valorizar o comércio local, que passa por momento delicado economicamente. “É muito importante que o uberabense seja solidário e pense sempre em comprar de pessoas de Uberaba”, finaliza.
 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar