SGS deve desativar 20 leitos da UTI para pacientes com Covid-19 em Coronel Fabriciano

O órgão afirmou que a população não irá ficar desassistida

A Secretaria e Governanças de Saúde de Coronel Fabriciano, na região do Vale do Rio Doce, está avaliando a possibilidade de desativar 20 dos 30 leitos destinados ao tratamento da Covid-19 no Hospital Dr. José Maria Moraes. Conforme a SGS, houve uma redução significativa no número de internações e também no número de casos positivos.  

Gráficos comprovaram a redução dos casos positivos da doença e registraram queda de 75% no número de infectados em relação ao período em que a doença atingiu seu pico. Foram analisados dados desde 16 de março, quando foi contabilizado os primeiros casos, até esta semana. Lembrando que na semana 28, quando a cidade registrou o “platô” da novo coronavírus, foram 329 casos, comparado a apenas 6 do levantamento mais recente.  

Conforme os gestores, o surto já passou, porém a doença continua e, por isso, é importante a população seguir as medidas de proteção. Além disso, os trabalhos de monitoramento diário dos casos seguem sendo cumpridos e, caso permaneçam nessa proporção, será feito o remanejamento dos leitos para outros atendimentos clínicos.  

A unidade de saúde, atualmente, possui 30 leitos de suporte ventilatório e 20 leitos de UTI, destinados ao tratamento da doença. No entanto, apenas quatro leitos estão ocupados. Segundo as informações do Hospital, houve uma queda drástica no índice de interação já quem em julho este número chegou a 114% no total. 

O órgão responsável ainda informou que a população não irá ficar desassistida e todas as decisões vão ser avaliadas pelo Comitê Gestor de Crise Covid-19. Caso haja necessidade, os leitos vão ser reativados para tratar a doença.  

Vale lembrar que com a diminuição de casos da doença na cidade, a Secretaria alterou o atendimento do Centro de Referência Covid-19, que funciona na Avenida Albert Scharlet, 135, de segunda a sábado, das 7h às 19h. Aos domingos e feriados, não haverá atendimento.  

Nos dias que não houver atendimento, os pacientes vão ser orientados a procurar a UPA 24h, localizada na Avenida Maanaim, no bairro Silvio Pereira II. Já os casos de urgência, será necessário procurar o Hospital Dr. José Maria Morais.

Pesquisar