Settra inicia reestruturação do transporte e altera pontos de ônibus em JF

O projeto de reestruturação do transporte público de Juiz de Fora teve início com alterações nos pontos de ônibus e de táxi localizados na Rua Benjamin Constant, próximo à Rua Roberto de Barros, no Centro. Outras duas mudanças, na Avenida dos Andradas e no Bairro Cascatinha, nas regiões central e Sul, respectivamente, estão sendo estudadas e devem ser implantadas em breve. De acordo com a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), as primeiras ações do projeto têm foco em melhorias para o usuário. Posteriormente, serão realizadas intervenções que possam contribuir para a mobilidade urbana. Os planos incluem revisões de itinerários para o encurtamento e dinamização de viagens.

Na Rua Benjamin Constant, os pontos de ônibus e de táxi dividiam a mesma calçada. Após a mudança realizada pela Settra, os táxis foram repassados para a Rua Roberto de Barros. “Identificamos que ali havia um conflito entre os dois serviços, e que a população estava sendo mal atendida. A partir de estudo técnico, apresentamos uma solução. Conversamos com os taxistas que trabalham ali e com o sindicato da categoria, que não se opuseram”, explica o secretário de Transporte e Trânsito, Eduardo Facio.

Com a alteração, o ponto de ônibus foi ampliado. “Continuam as mesmas linhas parando no local. A diferença é que o espaço para o usuário aumentou, o que ajudou na organização. É mais fácil para a população visualizar a chegada do ônibus e, por isso, a espera ficou mais tranquila, sem aquela correria das pessoas de um lado para o outro.”

Com a transposição do ponto de táxi para a Rua Roberto de Barros, as vagas de Área Azul da via foram extintas. Já o espaço para carga e descarga foi deslocado alguns metros para trás. “Os táxis continuam ocupando a mesma extensão, de 45 metros, que ocupavam na Rua Benjamin. Quanto à perda das vagas da Área Azul, eram apenas três. Entendemos que neste processo o número de usuários do transporte público que foi beneficiado é bem maior.”

Críticas

O Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio-JF) lamentou a primeira ação do projeto de reestruturação do transporte público. “Infelizmente, esta alteração não foi conversada com os comerciantes daquela região. A retirada das vagas da Área Azul prejudica os consumidores, e o espaço para carga e descarga na Rua Roberto de Barros ficou pequeno para atender todos que estão naquela área. É lamentável, pois a Settra tem sido um dos poucos departamentos da Prefeitura que sempre buscou ouvir o lado do comércio”, afirma o presidente do órgão, Emerson Beloti. Segundo ele, uma reunião com representantes da secretaria seria agendada para a entrega de um abaixo-assinado dos lojistas que descordam da mudança.

À Tribuna, Facio garantiu que não há prejuízos com relação ao espaço de carga e descarga. “A área não deixou de existir, apenas foi deslocada alguns metros para trás. Com relação aos consumidores, a mudança foi benéfica para aqueles que usam ônibus.”

Ponto de táxi na Rua Paula Japiassu Coelho também será deslocado (Foto: Fernando Priamo)

Mudanças similares em outros dois locais

O secretário de Transporte e Trânsito da Settra, Eduardo Facio, adianta que mudanças similares irão ocorrer no ponto de ônibus da Avenida dos Andradas, no sentindo Centro, próximo à Rua Barão de Cataguases. “Ali também observamos o mesmo conflito entre táxis e ônibus. Já conversamos com os taxistas e está tudo certo. Não é possível conversar com cada um dos moradores ou lojistas de cada região. Nosso trabalho é baseado em um estudo técnico e direcionado a beneficiar à população em geral.”

Outra ampliação de ponto de ônibus e transposição de táxis irá ocorrer no Bairro Cascatinha, na Região Sul. A alteração será realizada no trecho da Rua Japiassu Coelho, entre as ruas Petrus Zaka e Itamar Soares de Oliveira. “Também vamos deslocar os táxis e ampliar o ponto de ônibus para melhorar a experiência do usuário.” A Tribuna entrou em contato com o Sindicato dos Taxistas para comentar as alterações, mas não teve sucesso.

A mesma mudança será realizada no ponto da Avenida dos Andradas, perto da esquina com Rua Barão de Cataguases; segundo a Settra, objetivo é contribuir para a mobilidade urbana (Foto: Fernando Priamo)

Remodelação

A reestruturação do transporte público de Juiz de Fora foi anunciada pelo secretário Eduardo Facio durante entrevista concedida à Tribuna em novembro do ano passado. Na ocasião, ele informou que seria necessário realizar uma remodelação do sistema por conta da queda da demanda de usuários. Dentre as alternativas que seriam estudadas pela Prefeitura estavam ações de melhoria na qualidade do sistema, revisão do itinerário e redução da frota e da quantidade de pontos de ônibus.

O post Settra inicia reestruturação do transporte e altera pontos de ônibus em JF apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

%d blogueiros gostam disto: