Em outubro, a alta registrada pelo IBGE foi de 1,7%
Embora ainda insuficiente para compensar as perdas de 19,8% geradas pela pandemia de covid-19, o ganho do setor de serviços nos últimos cinco meses acumula aumento de 15,8% no período. De setembro para outubro, a alta foi de 1,7%, conforme os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta sexta-feira (11) pelo IBGE.
Na passagem de setembro para outubro, quatro das cinco atividades pesquisadas cresceram, com destaque para Informação e Comunicação. Apenas o setor de Outros Serviços registrou taxa negativa nessa comparação, devolvendo parte do ganho acumulado nos últimos quatro meses.
Já no acumulado de janeiro a outubro deste ano, Outros Serviços foi a única contribuição positiva, isto porque, segundo o IBGE, essa atividade vem sendo impulsionada, principalmente, pelo aumento das receitas das empresas que atuam nos segmentos de corretoras de títulos, valores mobiliários e mercadorias, além de administração de bolsas e mercados de balcão organizados.
A outra atividade que também opera acima do patamar pré-pandemia é a de Informação e Comunicação, por causa do segmento de Tecnologia da Informação, que demonstra dinamismo e recuperação.
Quanto às atividades turísticas, muito afetadas pela pandemia, a pesquisa aponta registro da sexta taxa positiva em outubro. O segmento ainda precisa avançar 54,7% para retornar ao patamar de fevereiro.
Em relação a outubro do ano passado, o setor de serviços caiu 7,4%, registrando a oitava taxa negativa seguida nessa comparação.
*As informações são da Radioagência Nacional.