Setembro Dourado: Mês de conscientização sobre o câncer infantojuvenil

O Setembro Dourado é uma iniciativa da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC), entidade que congrega instituições espalhadas por todo o Brasil. As instituições afiliadas, como a Fundação Sara Albuquerque, replicam a campanha em suas regiões.
O objetivo desta campanha é levar conhecimento às famílias de Minas Gerais sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 80% das crianças e adolescentes com câncer que obteve o diagnóstico precoce e realizou o tratamento em centros especializados, podem ser curados. Em outras palavras, a cura está mais perto para as crianças e adolescentes que descobrem o câncer logo em seu início.
Principais sintomasSão alguns dos principais sintomas do câncer em crianças e adolescentes: dor nos ossos, febre persistente sem causa aparente, manchas roxas pelo corpo, dor de cabeça persistente por dias, emagrecimento repentino, sangramentos anormais, nódulos em ossos ou no músculo, aumento de glândulas linfáticas que ficam endurecidas e mancha branca no olho.
22 anos de SolidariedadeA Fundação Sara foi instituída em junho de 1998, na cidade de Montes Claros/MG, com o intuito de oferecer amparo a todas as famílias com crianças e adolescentes com câncer da região. O desejo de criar uma entidade filantrópica nasceu no coração de Álvaro e Marlene, pais da pequena Sara, que durante mais de dois anos lutou para vencer a doença, mas infelizmente não resistiu.Quem acompanhou a história de luta da família se comoveu e se juntou à causa e, assim, a entidade foi ganhando força. A missão de oferecer assistência social ampliou para outros eixos, como o trabalho de diagnóstico precoce, realizado na região, as significativas contribuições aos hospitais onde as crianças e adolescentes se tratam e a criação de uma filial na capital mineira, em 2010. No total, já somam mais de 1.200 famílias amparadas.
Para saber mais acesse www.fundacaosara.org.br.

Postado originalmente por: VinTV

Pesquisar