Um levantamento da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) apontou otimismo no setor varejista e de serviços com o futuro do país. Os dados são do Indicador de Confiança das Micro e Pequenas Empresas e mostram que sete em cada dez (67%) micro e pequenos empresários estão confiantes com o cenário econômico para os próximos seis meses.
Segundo os dados, o que contribui para a positividade do setor é que 40% concorda com a medidas adotadas pelo governo. Outros 35% disseram não ter um motivo concreto.
Apesar das expectativas positivas da maioria, 12% se sentem pessimistas. Deste público, para 49%, o principal fator para este sentimento negativo está ligado às incertezas no campo político. Aumento nos preços (38%) e desconforto com as decisões econômicas do governo (34%) também são vistos como entrave.
Já para as expectativas quanto aos seus negócios, 76% dos micro e pequenos empresários mostram-se confiantes. Esta reação se deve ao período do ano ser favorável às vendas (29%) e investimentos no próprio negócio (28). Eles acreditam que isso deve auxiliar nos resultados.