Sete em cada dez brasileiros já acreditaram em fake news sobre vacinas

Uma pesquisa revelou que sete em cada dez brasileiros já acreditaram em pelo menos uma notícia falsa sobre vacinas. O estudo foi encomendado ao Ibope pela Avvaz, ONG de mobilização social, e pela Sociedade Brasileira de Imunizações.

Segundo 57% dos respondentes que não tomaram vacina, a falta de informação é um dos motivos.  Além disso, 48% disseram que redes sociais e aplicativos são os principais meios de se informar sobre o tema.

O estudo apurou 30 “fake news” que são divulgadas no Brasil. Entre as notícias falsas estão: “o governo usa vacina como método de esterilização” e “vacinas podem sobrecarregar o sistema imunológico das crianças”. No Facebook, de acordo com a pesquisa, as notícias tiveram mais de 23 milhões de visualizações.

Em casos de notícias duvidosas sobre o tema, o Ministério da Saúde esclarece as informações pelo WhatsApp (61) 99289-4640. De acordo com a pasta, 13,8 mil mensagens com conteúdo falso já foram identificadas. O Ministério divulga em seu site o resultado da checagem.

Vale lembrar que, no primeiro semestre deste ano, o “Trust in News”, estudo produzido pela Kantar. mostrou que canais de TV e rádio são menos atingidos com a veiculação das fake news. Segundo o estudo, 68% dos respondentes confiam no rádio.

Pesquisar