Uma pesquisa revelou que sete em cada dez brasileiros já acreditaram em pelo menos uma notícia falsa sobre vacinas. O estudo foi encomendado ao Ibope pela Avvaz, ONG de mobilização social, e pela Sociedade Brasileira de Imunizações.
Segundo 57% dos respondentes que não tomaram vacina, a falta de informação é um dos motivos. Além disso, 48% disseram que redes sociais e aplicativos são os principais meios de se informar sobre o tema.
O estudo apurou 30 “fake news” que são divulgadas no Brasil. Entre as notícias falsas estão: “o governo usa vacina como método de esterilização” e “vacinas podem sobrecarregar o sistema imunológico das crianças”. No Facebook, de acordo com a pesquisa, as notícias tiveram mais de 23 milhões de visualizações.
Em casos de notícias duvidosas sobre o tema, o Ministério da Saúde esclarece as informações pelo WhatsApp (61) 99289-4640. De acordo com a pasta, 13,8 mil mensagens com conteúdo falso já foram identificadas. O Ministério divulga em seu site o resultado da checagem.
Vale lembrar que, no primeiro semestre deste ano, o “Trust in News”, estudo produzido pela Kantar. mostrou que canais de TV e rádio são menos atingidos com a veiculação das fake news. Segundo o estudo, 68% dos respondentes confiam no rádio.