Sessão pipoca indica filmes brasileiros que já foram indicados ao Oscar

CENTRAL DO BRASIL

Oscar

Começando com Central do Brasil, indicado ao Oscar na categoria de melhor filme internacional e que rendeu à Fernanda Montenegro a indicação na categoria de melhor atriz. A história gira em torno de Dora, uma professora aposentada que trabalha escrevendo cartas para pessoas analfabetas na estação Central do Brasil. Ela escrevia as cartas, recebia o dinheiro pelo serviço prestado, mas nem sempre essas cartas eram enviadas. Um dia, um garoto de nove anos chamado Josué chega na estação junto com Ana, sua mãe. Ela dita para Dora uma carta para ser enviada ao pai do garoto, pois ele nunca o conheceu e gostaria de encontra-lo. Após sair da estação, Ana morre em um acidente com um ônibus, bem em frente a Josué. O garoto passa a andar sozinho pela estação e temendo pelo seu bem-estar, Dora decide leva-lo com ela para casa. De início ela reluta em cuidar do menino, mas depois viaja com ele para o interior do Nordeste, na expectativa de encontrar o pai de Josué.

O QUE É ISSO, COMPANHEIRO

O que é isso, Companheiro? ” foi indicado também como melhor filme internacional e é um filme que se passa no Brasil durante o período da ditadura militar. Ele conta a história do jornalista Fernando e seu amigo César, que se juntaram a um grupo guerrilheiro conhecido como MR-8. Esse grupo realizava diversas ações lutando contra o regime militar que dominava o país no final da década de 1960. Durante uma troca de tiros em uma das ações desse grupo, César é ferido e levado como prisioneiro, sofrendo duras torturas nas mãos dos militares. Fernando então começa a planejar mais uma operação: sequestrar o embaixador americano no Brasil. A ideia principal do plano seria usar o diplomata como moeda de troca para negociar a libertação de César e dos outros prisioneiros políticos, usando a relevância do embaixador para fazer suas vozes serem ouvidas.

UMA HISTÓRIA DE FUTEBOL

Indicado em 2001 na categoria de melhor curta-metragem de ficção em live action, o curta “Uma história de futebol” vai contar sobre o time infantil Sete de Setembro, da cidade de Bauru, que disputaria a final da Taça Júlio Ramalho. A competição era um campeonato de futebol de várzea e a equipe enfrentaria o time Barão da Noroeste na final. A história é narrada por Zuza, companheiro e melhor amigo de Dico. Esse por sua vez era o craque do time, e futuramente passaria a ser conhecido mundialmente como Pelé. No curta de apenas 20 minutos, podemos conhecer um pouco mais da infância desses meninos. Além da final do campeonato, Zuza conta também várias outras histórias sobre esse tempo de sua vida e sobre sua amizade com Dico e os outros garotos do time.

O MENINO E O MUNDO

Fechando essa lista temos “O menino e o mundo” indicado em 2016 na categoria de melhor filme de animação. Na história vamos acompanhar um menino que vive com seus pais numa casa no campo. Ele vive feliz, tranquilo e despreocupado até que um dia, por falta de oportunidades seu pai parte para a cidade grande em busca de emprego. Sentindo sua falta, o menino se vê triste e perdido, então motivado pela saudade e pela curiosidade ele decide arrumar as malas e partir mundo afora para procurar por seu pai. Ele quer explorar o mundo e embarca numa jornada de descobertas que o faz compreender mais a realidade da sociedade. E o filme retrata muito bem isso, apresentando diversas críticas sociais na história com toda uma sensibilidade que pode ser captada a partir do ponto de vista de uma criança.

Ouça o Podcast:

Pesquisar