Sesi vai construir escola para 2 mil alunos na Zona Nordeste

O Sistema Fiemg anunciou, nesta quarta-feira (12), a construção de nova unidade de ensino do Sesi em Juiz de Fora. A escola terá aporte para dois mil alunos dos ensinos Médio e Fundamental, e será construída próximo ao Shopping Jardim Norte e ao Terminal Rodoviário Miguel Mansur. Conforme a instituição, o investimento está “em fase de elaboração do projeto”, mas ainda não há prazos para início e término da construção. Um projeto de 2017 visava a construção de uma escola com 2.400 vagas, mas foi interrompido temporariamente por questões financeiras.

A nova unidade de ensino vai agregar alunos do Ensino Fundamental I e II, além do Ensino Médio, e foi anunciado meses após o anúncio de fechamento de um curso do Ensino Médio pelo Sesi, que deixava 23 alunos impossibilitados de completar a formação. O Fiemg ressalta, no comunicado oficial, que “a nova unidade em Juiz de Fora amplia a conexão entre a indústria e a sociedade na Zona da Mata. FIEMG e SESI cumprem seu papel de se aproximarem das comunidades em todo o estado, atuando de maneira efetiva na formação dos cidadãos por meio da educação de qualidade, preparando os estudantes para o mundo do trabalho”.

O presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, por sua vez, destaca a execução do projeto em um momento de retomada do desenvolvimento no âmbito municipal e estadual. “Trabalhamos incessantemente para gerar valor e resultados para a sociedade. Minas Gerais e o Brasil vivem um momento de inflexão, em que a gestão eficiente é o único caminho possível para que possamos voltar a crescer e nos desenvolvermos de forma sustentável”, afirma o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe.

Anteriormente ao posicionamento oficial do Fiemg, o vice-presidente Tadeu Monteiro divulgou publicação no Instagram na qual afirma que o projeto depende apenas de “trâmites burocráticos” para a iniciação das obras. Conforme a publicação de Monteiro, o investimento já foi aprovado em conselho próprio da instituição.

Projeto de 2017

No projeto revelado há três anos pela Tribuna de Minas, a escola Sesi/Senai surgiria com investimento de R$ 40 milhões do Sistema S, atendendo a alunos do ensino fundamental II, ensino médio integrado e ensino profissionalizante. Ao menos 200 postos de trabalho seriam criados também observando o interesse da M. Dias Branco em atuar na cidade com uma fábrica de massas e biscoitos – investida descartada pela empresa em 2019.

A possibilidade de construção no terreno próximo ao Shopping Jardim Norte se deu após a implementação da Rua Francisco Romanelli, no Bairro Mariano Procópio, que liga as ruas Henrique Burnier e Coronel Vidal e o terreno que será sede do empreendimento. A rua havia sido projetada inicialmente para passar dentro do terreno adquirido pela entidade para a construção da unidade de ensino. 

A licitação para construção do complexo iniciou andamento ainda em 2017 e a previsão era de que a escola estivesse pronta em meados de 2020. No entanto, foi temporariamente cancelada, conforme posicionamento do diretor da Escola Luiz Adelar Scheuer, Vander Montesse do Amaral, em agosto passado, quando unidade de ensino do Bairro Barreira do Triunfo, na Zona Norte, anunciou fechamento para o fim daquele ano. “Em Juiz de Fora, tínhamos o projeto de implantação de ensino fundamental 2 (sexto ano em diante) até o ensino médio, em terreno próximo ao shopping. Seria construída uma unidade nova, mais moderna, que não inviabilizasse o acesso dos alunos. Entretanto, com a sinalização dos cortes, a presidência do Sistema Fiemg não achou por bem fazer investimento. O projeto não está descartado, mas está aguardando as definições desse cenário econômico”, afirmou na época Scheuer, que também é gerente das unidades Sesi/Senai de Juiz de Fora.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar