Foram abordadas estratégias intergeracionais para fortalecer os laços familiares e promover relações saudáveis em todas as fases do desenvolvimento humano
O Serviço Social Autônomo – Servas promoveu, no dia 29 de outubro, mais uma palestra do Projeto Embaixadoras do Servas, desta vez recebendo a psicóloga Ana Carolina Almeida. Foram abordadas estratégias intergeracionais para fortalecer os laços familiares e promover relações saudáveis em todas as fases do desenvolvimento humano.
O evento, realizado no Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG), em Belo Horizonte, foi direcionado para gestores de entidades sociais e contou com cerca de 60 participantes.
A presidente do Servas, Christiana Renault, destacou a importância dos tópicos abordados na palestra. “O tema dispensa muitos comentários, né? Nós costumamos nos concentrar na parte da vida que é economicamente produtiva e tratamos pouco da infância e da velhice, onde nós começamos e para onde nós vamos. São momentos de mais vulnerabilidade, mas de muita riqueza na nossa experiência pessoal. Acho que todos nós precisamos nos voltar para esses períodos da vida, para vivê-los às crianças com mais dedicação e a velhice com mais sabedoria”, afirmou.
Renault também falou sobre a parceria com o Instituto dos Advogados. “Nós procuramos fornecer conhecimento todo mês através do nosso programa de palestras dentro do Embaixadoras, é natural que a gente fale sobre temas que são afeitos ao mundo jurídico ou que tocam de alguma maneira a ciência humana, neste ponto nós temos as boas vindas do Instituto às nossas iniciativas”.
O presidente do IAMG, o advogado Jean Carlos Fernandes, também comentou sobre ação conjunta com o Servas, destacando o propósito do Instituto. “O Instituto dos Advogados de Minas Gerais é uma das poucas entidades centenárias do nosso estado. Fundado em 1915 por Mendes Pimentel, tem como objetivo social o aprimoramento da ordem jurídica e a permanente efetivação da Justiça e da cultura no meio social. Em razão disso, nós consolidamos essa parceria com o Servas, que está inserida dentro do nosso objeto social, e realmente é muito importante, porque além das carreiras jurídicas, da destinação que o Instituto tem de natureza jurídica, eventos culturais também se adequam a nosso objetivo e é sempre importante abrir as portas para toda a sociedade. Essa parceria tem a tendência de cada vez se fortalecer mais”, explicou o advogado.
Durante sua palestra, a psicóloga Ana Carolina Almeida abordou os impactos das inovações tecnológicas nas gerações atuais, destacando que o crescimento dos índices de ansiedade e depressão estão atrelados diretamente à realidade social hiper conectada da sociedade atual. Ana Carolina falou da importância do controle do uso de telas entre as crianças e como as brincadeiras modificam positivamente a infância.
Ela tratou ainda sobre ações que podem tornar a velhice uma fase mais tranquila e proveitosa para as pessoas idosas. Ana Carolina enfatizou a importância de se preparar para o envelhecimento e como a conexão com familiares amigos é importante para a longevidade.
“A gente vive duas revoluções, a revolução digital e a revolução da longevidade. A revolução digital trouxe inúmeros benefícios, mas faz a gente repensar nos nossos vínculos, na importância dessa conexão olho no olho, que é a mais alta tecnologia que a gente tem. Com o aumento da longevidade, praticamente duplicou a expectativa de vida, as pessoas vão viver mais, o que é muito bom, mas tem que viver bem e com isso as gerações vão se aproximar. Hoje esses dois temas são muito importantes”, destacou a psicóloga.
Ao final da palestra, a psicóloga respondeu perguntas dos participantes, abordando questões práticas sobre como estabelecer uma comunicação efetiva entre diferentes gerações e manter o equilíbrio entre o uso das novas tecnologias e a convivência familiar. Segundo Ana Carolina, o diálogo e a escuta ativa são fundamentais para fortalecer os laços e evitar o isolamento das pessoas mais velhas e a dependência tecnológica das mais jovens.
Veja o vídeo: