SENAI oferece apoio para desenvolvimento de projetos inovadores

Edital de Inovação para a Indústria já ajudou mais de 800 empresas com novos produtos e processos inovadores


O Brasil ocupa a posição de número 64 no Índice Global de Inovação (IGI). O país subiu no ranking, mas não ficou nem mesmo entre os líderes em inovação na América Latina. Entre os fatores que têm impedido o avanço do país no campo da inovação está a falta de recursos financeiros para o desenvolvimento de projetos.

Por isso, para auxiliar as indústrias, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) oferece apoio para o desenvolvimento de projetos, produtos e processos em diversos segmentos, por meio do Edital de Inovação para a Indústria. O Edital já ajudou mais de 800 empresas a serem competitivas por meio de novos produtos e processos inovadores. O total investido desde 2003 é de R$ 545 milhões.

O diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (SENAI-RS), Carlos Trein, explica que o objetivo do edital é estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras para a indústria brasileira, sejam novos produtos, processos ou serviços.

“Para conseguir atender essa demanda da empresa, nós funcionamos também com algumas operações subsidiadas. É um edital de fluxo contínuo em que a indústria coloca sua necessidade e aí se aprovado o SENAI recebe recursos para apoiar esta empresa no desenvolvimento deste projeto. E ao cabo de 18, 20, 24 meses, a empresa se beneficia com o novo produto ou novo processo e incorpora isso ao seu portfólio.”

Para o especialista em finanças e tecnologia, Edemilson Paraná, investir em inovação tecnológica é a chave para o sucesso de uma empresa e também para o desenvolvimento do Brasil.

“Sem dúvida alguma é fundamental integrar, investir e fortalecer esse ecossistema de inovação no país. Todo desenvolvimento tecnológico dentro do processo produtivo, visa, fundamentalmente, o ganho de produtividade.”

Para fortalecer a política industrial e de inovação, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) identificou uma série medidas. Entre elas estão o aumento de recursos financeiros e a implementação de políticas de suporte ao desenvolvimento de pequenas e médias empresas inovadoras.

*As informações são da Agência do Rádio. 

G.J

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar