Seminário orienta agentes sanitários sobre fiscalização de alimentos e carnes

A Secretaria Estadual de Saúde publicou há pouco tempo, duas resoluções voltadas para produtores de quitandas e carnes. De um modo geral, esses produtores deverão atestar a qualidade do produto, além da exigência dos alvarás sanitários. Sabe aquelas quitandas que a gente costuma comprar na feira? Podem ser deliciosas, mas saber as condições sanitárias do preparo é primordial.

Profissionais de vigilância sanitária de 54 municípios da região participam nesta quarta e quinta, de um seminário promovido pela Secretaria Estadual de Saúde. Duas resoluções estaduais foram publicadas pela Secretaria de Saúde no segundo semestre do ano passado e este ano. A resolução 6362, de agosto de 2018, estabelece condições para licenciamento sanitário de pequenos empreendedores, familiar rural e econômico solidário.

Outra resolução publicada em março deste ano define o critério técnico para estabelecimentos que comercializam carnes. Os estabelecimentos não podiam temperar os alimentos. Uma comissão será instituída para fiscalização. A inspeção ficará a cargo da vigilância sanitária de cada município.

Agentes de saúde e da vigilância sanitária dos municípios da região receberam as orientações sobre as novas normas de inspeção alimentar. A medida vai facilitar a obtenção de licenciamentos sem falar do cuidado no manuseio dos alimentos, extremamente importante para evitar as contaminações.

O post Seminário orienta agentes sanitários sobre fiscalização de alimentos e carnes apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: TV Candides

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar