Semana Santa é marcada por celebrações on-line em JF

Devido à pandemia, Juiz de Fora terá mais uma Semana Santa com fiéis em casa. As medidas de contenção da onda roxa limitam os cultos presenciais apenas aos domingos e com 20% da capacidade de ocupação. Sendo assim, as celebrações, que tiveram início nesta quinta-feira (1º), serão transmitidas de forma on-line pelas paróquias da cidade.

No domingo (4), a missa de Páscoa acontece de forma presencial, mas com capacidade reduzida. De acordo com a Arquidioceses de Juiz de Fora, a maior parte das paróquias está realizando agendamento prévio para participação da celebração. O fiel que desejar comparecer à missa deverá, portanto, entrar em contato para realizar o agendamento.

Ritos do Tríduo Pascal

O Tríduo Pascal é o ponto alto da Semana Santa, ele se iniciou na noite de quinta, com a missa que revive a última ceia de Jesus com seus discípulos. Tradicionalmente, acontece a cerimônia do Lava-pés, gesto em que o padre derrama água sobre os pés de 12 homens, representando os 12 apóstolos, e os enxuga. Este ano, assim como no último, o gesto não será realizado.

A celebração desta quinta também não teve a Procissão com o Santíssimo Sacramento, seguindo as recomendações do arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, dom Gil Antônio Moreira. Outra mudança foi a não realização da tradicional Missa dos Santos Óleos, que aconteceria nesta quinta na Catedral Metropolitana. A celebração foi remarcada para o dia 1º de maio, às 9h.

Já nesta sexta, é celebrada a Paixão e Morte de Cristo, um dia no qual não há missas. A celebração mais importante acontece às 15h, com uma ação litúrgica que relembra a passagem da crucificação. Este ano haverá uma oração a pedido do Papa Francisco, para os que padecem com a pandemia da Covid-19.
No sábado, haverá a missa da Vigília Pascal, que é a espera pela ressurreição de Jesus. E no domingo, finalizando-se a Semana Santa, celebra-se a missa de Páscoa.

Os horários e canais exatos de cada celebração estão disponíveis para consulta no site da Arquidiocese de Juiz de Fora.

O post Semana Santa é marcada por celebrações on-line em JF apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

%d blogueiros gostam disto: