Selo de controle qualidade é lançado em Carmo do Cajuru

A Secretaria Municipal de Saúde lançou na última quinta-feira (25), o “Selo de Controle Qualidade” que é entregue a estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços que atendem aos critérios de legislação sanitária. O lançamento realizado na Câmara Municipal de Vereadores reuniu o Prefeito Edson Vilela; o presidente da Câmara, Adriano Nogueira e representantes da Vigilância em Saúde, como a coordenadora Juliana Paula e os fiscais sanitários Renan Arcanjo e Poliana Caldas.

Durante a cerimônia, foram estregues os primeiros 12 Selos de Qualidade. Para ser contemplado, o estabelecimento deve estar com as documentações regularizadas no cadastro da Prefeitura Municipal e ser aprovado em inspeção feita pelos agentes sanitários da Vigilância em Saúde, que analisam aspectos como higiene, prazo de validade dos produtos, armazenamento adequado, entre outros.

“O Selo de Qualidade já era nosso objetivo e foi votado como meta na Conferência Municipal de Saúde que aconteceu em junho do ano passado. Nós estamos trabalhando nessa proposta há aproximadamente seis meses, desde então 386 inspeções foram realizadas”, disse Juliana.

“Essa é uma proposta de parceria entre poder público, os empreendedores e a própria população. Cabe a nós enquanto poder constituído exigir as normas da vigilância sanitária, aos empreendimentos oferecerem um serviço de qualidade e a população se preocupar com o que está consumindo. As pessoas precisam ter consciência e até deixar de comprar em determinado local se lá não tiver o Selo de Controle de Qualidade e dessa forma, valorizar aqueles que estão fazendo um bom trabalho e se preocupando com a saúde e bem estar do consumidor”, ressaltou o Prefeito Edson Vilela.

Ao todo 262 estabelecimentos dos setores de saúde e produtos alimentícios estão cadastrados no município. Com a implantação do Selo de Qualidade, as inspeções serão contínuas. Aqueles que não estiverem de acordo com as normas terão um prazo para se adequar. Em situações mais críticas, o estabelecimento pode ser interditado.

Segundo o Prefeito Edson Vilela, a meta é que todos estejam adequados para receber o Selo. “Às vezes o agente sanitário é visto como vilão, mas pelo contrário, temos profissionais para orientar e ajudar para que todos estejam aptos a receber o Selo. Até porque um dos focos da administração é fomentar o turismo de Carmo do Cajuru, então quando pensamos em trazer pessoas para nossa cidade, o mínimo que queremos oferecer é segurança para elas e para toda a população”.

Clique para exibir o slide.

Postado originalmente por: Portal MPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar