Segundo macaco encontrado morto com suspeita de febre amarela em Ipatinga

Embora não haja comprovação de que o caso tenha relação com a febre amarela, o registro de um macaco morto encontrado pela Polícia Ambiental no bairro Chácaras Madalena fez elevar a procura da população pela vacina contra a febre amarela em Ipatinga. Quem ainda não se imunizou deve ficar atento e procurar a vacina na rede pública. A dose única imuniza as pessoas para sempre e deve ser evitada a revacinação, pois a repetição da dose pode provocar problemas.

No começo da semana foi notificado mais um caso de primata que que veio a óbito, desta vez, nas Granjas Vagalume. A carcaça do macaco foi encaminhada nesta terça-feira (30) à Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte. Levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde dá conta de que cerca de 500 pessoas se direcionaram aos postos para se imunizar, desde quinta-feira (25).

Divulgação

Estimativa é que cerca de 500 pessoas se direcionaram aos postos em Ipatinga para se imunizar desde o dia 25

No próximo sábado (3), a Secretaria de Saúde de Ipatinga realizará o Dia D de Vacinação, atendendo às pessoas que ainda não tomaram a dose única contra a febre amarela. A ação ocorrerá nas quatro unidades básicas que realizam o Programa Corujão da Saúde, nos bairros Caravelas, Cidade Nobre, Bom Jardim e Bethânia, das 8h às 16h. A Secretaria de Saúde estende o atendimento para garantir que os munícipes que trabalham tenham condições de buscar imunizações em outros horários.

Atualmente, um novo esquema de vacinação contra a febre amarela funciona para atendimento à população que nunca se imunizou contra a doença. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ofertam a vacina, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, com exceção dos postos nos bairros Vale do Sol e Vila Celeste.

Segundo dados da Superintendência Regional de Saúde (SRS), 34 mil pessoas, no município, ainda não se imunizaram, especialmente na faixa etária de 15 a 59 anos. A vacina é a única maneira de se proteger contra a doença.

O gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Fernando Anacleto, alerta: “Esta é uma convocação a todos os munícipes que nunca se vacinaram contra a doença. Especialmente, neste período de férias e preparação para o feriado de Carnaval, em que muitas pessoas se deslocam para regiões já classificadas pela Secretaria de Estado da Saúde como em situação de emergência, com óbitos confirmados. Procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa, com o cartão de vacinação, e seja imunizado”, recomenda.

Público-alvo para vacinação

Conforme o Calendário Nacional de Vacinação, a população-alvo a ser vacinada são as crianças a partir dos nove meses até as pessoas com 59 anos de idade. E apenas uma dose é suficiente para garantir a proteção ao longo de toda a vida.

Gestantes não vacinadas devem se imunizar somente por recomendação médica. Já as mulheres que amamentam, após a vacina, devem suspender o aleitamento materno por dez dias. Idosos acima de 60 anos devem procurar o serviço de saúde para orientação.

Morte de macacos

Fernando Anacleto explica ainda que no caso de constatação de macaco doente ou morto deve ser acionado o setor de Zoonoses (3829-8383) para que providências sejam tomadas. A partir da denúncia, os técnicos verificarão se o animal morto apresenta condições de coleta e envio para exames laboratoriais. O procedimento de coleta é específico e deve ser realizado por profissional habilitado. Os laboratórios que processam as amostras de macacos provenientes de Minas Gerais são a FUNED/IOM (referência estadual) e a Fiocruz-RJ (referência nacional).

Já publicado:
Secretaria de Saúde chama não imunizados para vacina contra a febre amarela


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar