As taxas de imunização do público alvo, que são crianças entre um e cinco anos, ficou abaixo do esperado, o que fez com que o prazo da campanha fosse estendido
Neste sábado (01) ocorre em todo Brasil o dia D da campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite. A campanha, de acordo com o cronograma do Ministério da Saúde, terminou nesta sexta-feira (31). Porém, a pasta recomendou que os municípios, principalmente os que não atingiram a meta de vacinação, estendam a campanha. Um primeiro dia de mobilização já havia sido realizado em 18 de agosto, mas a baixa cobertura fez com que um nova medida fosse necessária.
O ministério estabeleceu que 95% do público alvo fosse vacinado. No entanto, em Minas Gerais, até esta sexta-feira, a cobertura chegada a aproximadamente 77%, o que significa que mais de 236 mil crianças ainda não foram vacinadas no estado. Em âmbito nacional, 2,6 milhões de crianças não tomaram a dose durante a campanha, que teve início em 6 de agosto.
O comunicado divulgado pela pasta esclarece que a mobilização deste sábado “é de responsabilidade de cada município. Portanto é necessário verificar com as Secretarias Municipais de Saúde quais postos estarão abertos para vacinar contra poliomielite e sarampo”.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), entre as razões para a baixa procura pela vacinação está a redução de casos da doença, o que gerou uma “falsa sensação de segurança”. Outro motivo apontado pela secretaria é a ação de grupos que divulgam informações falsas sobre a vacinação.
Campanha
Para a poliomielite, as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina na vida serão imunizadas com a Vacina Inativada Poliomielite. Já quem tiver tomado uma ou mais doses receberá uma dose da Vacina Oral, mais conhecida como gotinha. Quanto ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral.
G.R