Secretário de Desenvolvimento Social, Aluísio Palhares, fala sobre liminar que anulou a votação para conselheiro tutelar de Caratinga

Conforme noticiado pela Rádio Cidade no Jornal da 89 dessa terça-feira (17), a Justiça concedeu liminar em ação civil pública proposta pelo Ministério Público, anulando a eleição para o Conselho Tutelar de Caratinga, ocorrida no dia 6 de outubro. O Secretário de Desenvolvimento Social, Aluísio Palhares, falou a respeito do andamento do processo e o que tem sido feito como base de resolução dos conflitos relatados por eleitores e candidatos.

Segundo Aluísio, todo o apoio foi dado para a realização da eleição.


O secretário irá se reunir com o Ministério Público para questionar a decisão. Aluísio diz que não seria justo afetar candidatos que não foram citados nas denúncias.

Os candidatos participaram de um curso de capacitação de conselheiros tutelares em Ipatinga para adquirir conhecimentos acerca do cargo que será ocupado pelos cinco eleitos ou em caso de nova eleição.

O número de candidatos foi mais que o dobro de candidatos da última eleição, em 2015. Aluísio explica se houve o tratamento adequado mediante a demanda de eleitores durante o período da votação.

Mesmo não sendo responsável pelo transporte de eleitores, nem pelas infrações registradas, o município colaborou durante o período.

A comissão responsável pela eleição recebeu as denúncias, acataram, mas posteriormente entendeu que não eram contundentes. O município não foi convocado a depor sobre o processo eleitoral.

Postado originalmente por: Rádio Cidade – Caratinga / MG

Pesquisar