Secretarias do Ministério das Comunicações contam com mudanças em seus comandos

Sonia Faustino Mendes assume a Secretaria-Executiva da pasta, enquanto Maximiliano Martinhão deve comandar a Secretaria de Telecomunicações

O novo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, promoveu algumas mudanças nas secretarias da pasta. Entre elas, está o novo comando da Secretaria-Executiva do Ministério das Comunicações (MCom), além da Secretaria de Comunicação Social Eletrônica, como será chamada agora a antiga Secretaria de Radiodifusão. As nomeações foram publicadas na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira (5). Já Juscelino Filho tomou posse como novo ministro das Comunicações na segunda-feira (2).

Sonia Faustino Mendes segue para a Secretaria-Executiva do Ministério das Comunicações (MCom). Servidora de carreira do Ministério do Planejamento, Sonia Mendes é formada em analista de Planejamento e Orçamento e pós-graduada em Gestão Previdenciária e em Gestão Pública. Desde 2019, atuava no Ministério do Desenvolvimento Regional, onde foi diretora e secretária nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano.

A antiga Secretaria de Radiodifusão (Serad) do MCom agora passa a se chamar Secretaria de Comunicação Social Eletrônica. O nome mais cotado para o comando da secretaria é o de Wilson Wellish. Servidor de carreira da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Wellish atuou como secretário de Radiodifusão do então Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em 2020.

Já Maximiliano Martinhão, que foi secretário de Radiodifusão no governo Bolsonaro, deve comandar a Secretaria de Telecomunicações (Setel) do MCom, cargo que ocupou no governo Dilma Rousseff.

Ministério das Comunicações terá nova estrutura

A partir do dia 24 de janeiro, o Ministério das Comunicações (MCom) terá uma nova estrutura. As alterações estão no Decreto nº 11.335 publicado no domingo (1º). A Secretaria de Comunicação Social Eletrônica terá três departamentos: de Inovação, Regulamentação e Fiscalização; de Redes Privadas; e um departamento de Redes Públicas, Comunitárias e Estatais de Radiodifusão.

Os departamentos de Política Setorial, de Investimento em Infraestrutura e Inovação e de Inclusão Digital compõem a Secretaria de Telecomunicações. Já a Secretaria de Comunicação Social (Secom) volta a ser vinculada ao Palácio do Planalto e terá status de ministério.

As informações são do Tudo Rádio.

Foto: divulgação

Pesquisar