meuGrupos de riscos deverão ser vacinados primeiro contra a Covid-19
Na noite dessa terça-feira (1), em transmissão ao vivo nas redes sociais, a Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) apresentou alguns objetivos do plano de contingência para quando as vacinas contra o novo coronavírus ficarem prontas e puderem ser distribuídas à população. A expectativa é que a imunização só ocorra no início de 2021.
Desta forma, a pasta destacou que tem como finalidade descrever a estrutura da Central Estadual da Rede de Frios, onde irá ser armazenado as vacinas, estabelecer resposta coordenada entre os eixos que irão atuar diretamente na campanha, ou seja, Vigilância em Saúde, Assistência à Saúde, Gestão, Comunicação e Segurança Pública.
Além disso, a SES informou que também prevê uma ampla divulgação das informações sobre a vacinação, principalmente para a adesão da população e combate a notícias falsas.
Conforme Janaína Fonseca Almeida, diretora de vigilância de agravos transmissíveis da SES e responsável pelo plano, toda a população mineira não será vacinada de uma vez, visto que é possível controlar a disseminação da Covid-19 vacinando alguns grupos, uma vez que a vacina virá escalonada em grupos de maior risco.
Ainda de acordo com a diretora, o objetivo nesse primeiro momento é focar na pré-campanha, para preparar o Estado. Janaína ainda ressaltou que seringas e agulhas já estão sendo compradas e que somente após a vacinação será possível avaliar as coberturas vacinais e fazer monitoramento rápido de cobertura para atingir os grupos que não se vacinaram.