Secretaria de Saúde encaminha mais de 250 pacientes para cirurgia no HMC

As cirurgias eletivas são nas especialidades de Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Otorrinolaringologia, Ortopedia e Ginecologia

A Secretaria de Saúde de Ipatinga informa que encaminhou para o Hospital Márcio Cunha (HMC) 267 pacientes para a realização de cirurgias eletivas nas especialidades de Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Otorrinolaringologia, Ortopedia e Ginecologia.

Todos os exames pré-operatórios e consultas e risco cirúrgico estão sendo realizados pelo hospital. Muitos dos procedimentos serão executados já neste mês de novembro e o restante em dezembro. Essas cirurgias fazem parte da estratégia do governo municipal em buscar alternativas para driblar as dificuldades para atender às demandas na área da saúde, tendo em vista a retenção de recursos devidos ao município por parte do governo do Estado.

“Mesmo em meio à crise financeira, o município está encaminhando esse quantitativo de pacientes graças a uma cláusula negociada com o HMC em dezembro do ano passado, quando o contrato foi renovado. Essas cirurgias serão realizadas a preços SUS, sem necessidade de complementação de valores, com recursos próprios do município”, destacou a secretária de Saúde de Ipatinga, Érica Dias.

Bloco cirúrgico

Com previsão de conclusão das obras para meados de 2020, a construção do bloco Cirúrgico do Hospital Municipal de Ipatinga viabilizará uma intervenção assistencial rápida, com menor tempo de permanência em leitos e ainda haverá uma economia de gastos com serviços que hoje são terceirizados, destaca a secretaria.

Com área total de 518,14 metros quadrados, o Centro Cirúrgico terá quatro salas, sendo três para cirurgias de médio porte e uma para grandes intervenções. Conforme o Executivo, 20 cirurgias eletivas e de urgência poderão ser realizadas diariamente, prestação de serviços que contribuirá para eliminar uma fila de espera, que atualmente chega ao número de 1.000 pacientes.

Postado originalmente por: Diário do Aço

Pesquisar