A Secretaria de Obras de Poços de Caldas iniciou um trabalho preventivo em rios e córregos da cidade com o objetivo de evitar enchentes em pontos geralmente atingidos pelas chuvas intensas.
O primeiro lugar escolhido para realizar os trabalhos preventivos é o Ribeirão Várzea de Caldas, próximo às Thermas Antônio Carlos. A atividade segue por até três dias.
Além disso, a previsão é que na próxima semana os funcionários sigam para a limpeza no Ribeirão da Avenida João Pinheiro.
Durante os trabalhos são retirados pedras, lixos e outros objetos que possam impedir o fluxo da água. A ação segue até o mês de novembro.
A secretaria ainda trabalha no uso de caminhões para desentupir bueiros e galerias. O secretário municipal de obras, Luiz Fernando Cortezano, afirmou que está sendo realizado trabalhos em estruturas, principalmente no Jardim Kennedy II, que sempre tem enchentes e ao longo da João Pinheiro também.
Vale lembrar que em 2016 o Centro da cidade sofreu sérios danos após uma forte enchente. Na ocasião, uma chuva de duas horas teve 122 milímetros, ou seja, valor esperado para todo o mês de janeiro. A enchente ocorreu depois que o rio que corta a cidade transbordou.
Sendo assim, supermercados, lojas e estacionamentos das ruas centrais ficaram alagados. A Associação Comercial apontou que pelo menos 400 lojas atingidas e um prejuízo de mais de R$ 30 milhões.
Tocador de áudio