Secretaria de Estado de Saúde confirma casos de síndrome associada à Covid-19 em quatro cidades mineiras

As cidades de Belo Horizonte, Divinópolis, Uberlândia e Patos de Minas possuem pelo menos um caso da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), associada à Covid-19. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nessa quarta-feira (26).

Segundo a pasta, a capital mineira possui cinco casos da doença sendo acompanhados e as demais cidades um registro em cada. A doença atinge crianças e adolescentes que tiveram contato com a Covid-19 ou que foram infectadas.

Municípios com casos suspeitos da doença devem notificar a SES-MG em até 24 horas.

As crianças diagnosticadas com a síndrome podem evoluir de forma grave com insuficiência respiratória, doença renal aguda, insuficiência cardíaca aguda e também apresentar sintomas semelhantes à doença de Kawasaki, como febre, manchas vermelhas na pele, conjuntivite, edema de pés e mãos. No entanto, sintomas respiratórios não são encontrados em todos os casos.

A secretaria também explica que a síndrome só passou a ter obrigatoriedade de notificação após o dia 20 de julho, em concordância com o Ministério da Saúde.

Ainda conforme a SES-MG, 16 casos da doença foram notificados, sendo oito confirmados. Destes, seis receberam alta e dois permanecem internados.

Pesquisar