Programa do governo federal receberá inscrições até 15/10 ; modalidade faz parte das metas do Plano Nacional de Educação
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) reforça o pedido aos municípios para a adesão ao programa Escola em Tempo Integral, do Ministério da Educação (MEC). A adesão é voluntária aos municípios e contempla a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental. Já para os
estados, a prioridade será os anos finais do ensino fundamental e médio.
Como realizar:
As metas para a ampliação de matrículas em tempo integral no âmbito do Programa Escola em Tempo Integral vai até 15/10. O procedimento deve ser realizado por meio do Simec, com login do secretário municipal de Educação.
Serão consideradas matrículas criadas ou convertidas a partir de janeiro de 2023 e novas matrículas para 2024. As informações sobre os programas podem ser acessadas neste link. O Ministério da Educação estabeleceu como meta a ampliação da oferta em 1 milhão de matrículas em tempo integral em todo o país, ainda em 2023. Até o ano de 2026, o objetivo é ampliar a oferta em cerca de 3,2 milhões de matrículas.
A modalidade integral na educação básica vai muito além de aumentar o tempo que os alunos passam na escola. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a educação em tempo integral visa à formação e ao desenvolvimento global dos estudantes durante a educação básica.
Passo a passo
Para aderir ao programa, estados e municípios devem acessar o Simec, entrar com o login e senha ou acessar pela conta gov.br . Depois disso, é necessário clicar na aba “PAR 4” e selecionar o estado ou município.
Após essa etapa, é preciso acessar, no canto inferior direito da tela, o botão vermelho e selecionar “Programas do MEC”. Em seguida, clicar no banner do Programa Escola em Tempo Integral, ler as informações da apresentação e clicar em avançar. Por fim, basta ler o termo de adesão e clicar em aderir.
* Com informações do Agência Minas