O prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão (PMDB), realizou reunião na tarde de terça-feira (6) com os servidores públicos e imprensa para o anúncio da possível cassação do mandato pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O entendimento saiu após a decisão do Plenário do Superior Tribunal Federal (STF) sobre a aplicação da Lei Complementar (LC) 135/2010, Lei da Ficha Limpa, para políticos condenados antes de 2010. A possibilidade de recurso contra o processo de cassação da candidatura de Sebastião Quintão é quase nula.
O prefeito destacou que apenas esperará a decisão do TSE e que a transição para o presidente da Câmara, vereador Nardyello Rocha (PMDB), deverá ser tranquila.
Não cabem mais recursos. Nós sabemos como andam os processos. Já houve a petição da liminar no TSE contra a nossa liminar. Caso ocorra o nosso afastamento, a cidade vai permanecer na normalidade. Estamos trabalhando em uníssono para isso, afirma Quintão.
Em caso de cassação do mandato de Quintão e do vice-prefeito, Jesus Nascimento (PMDB), o presidente da Câmara assumirá a cadeira de prefeito de Ipatinga.
Suadeira
Dezenas de servidores municipais ocuparam todos os lugares do auditório no 7º andar da prefeitura de Ipatinga. Com o ar-condicionado desligado e um calor de 37 graus por volta das 15h, servidores se espremiam até nas portas para acompanhar o discurso do prefeito, que fez um balanço de suas ações de governo. Veja abaixo o vídeo com as entrevistas.
Sebastião Quintão já admite saída da prefeitura
Já publicado sobre o assunto:
Novas eleições para prefeito podem demorar, diz especialista
Advogado afirma que decisão do STF não deixará fichas sujas nos cargos