Saúde usa Pfizer para imunizar pessoas com comorbidades na Funel e na ABCZ

Foto/Jairo Chagas

Muitas pessoas procuraram o Centro de Eventos da ABCZ na manhã desta terça-feira

Uberaba recebeu ontem 2.340 doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19. A remessa foi retirada no aeroporto de Uberlândia e já repassada para a Secretaria Municipal de Saúde, que dará continuidade à imunização nesta terça-feira (25) em dois pontos: a Funel e o Centro de Eventos da ABCZ.

Na Funel será realizada a aplicação da primeira dose para gestantes e puérperas com comorbidades, além de idosos a partir de 60 anos que ainda não se vacinaram. Também será feito o reforço para as pessoas já imunizadas, conforme o indicado no Cartão de Vacinas. No local, será atendido quem estiver a pé e, também, quem chegar de carro.

Já no Centro de Eventos da ABCZ, será aplicada apenas primeira dose para portadores de comorbidade acima de 45 anos, pessoas a partir de 45 anos com deficiência cadastradas no BPC, bem como pessoas com síndrome de Down e pacientes renais em diálise a partir de 18 anos. A entrada será pela avenida Barão do Rio Branco, nº 1.717, no São Benedito. Não será possível a vacinação nos carros, apenas a pé.

Com o aumento do fluxo de pessoas, as equipes de vacinação estão distribuindo senhas no período da tarde. Assim que as senhas esgotam, a vacinação naquele ponto é encerrada e as pessoas que não conseguiram são orientadas a voltar no dia seguinte.

A definição dos locais de vacinação foi feita com base nos critérios necessários para conservar o imunizante da Pfizer. A recomendação do Ministério da Saúde é que essas doses sejam aplicadas em ambiente fechado e climatizado. Com isso, a aplicação será realizada no Centro de Eventos da ABCZ, a partir desta terça-feira (25). É importante frisar que, com a alteração, esse público será vacinado apenas a pé. 

De acordo com a coordenadora da Comissão de Vacinas da Prefeitura, Ana Vera Abdanur, Uberaba já tomou todos os cuidados para conduzir a vacinação com o imunizante da Pfizer. Ela informa que as equipes passaram por dois dias de treinamento para administração das doses.

Além disso, a servidora assegura que o estoque será utilizado por completo dentro do prazo estipulado de quatro dias. Com isso, o lote dos imunizantes da Pfizer deve ser 100% aplicado até sexta-feira (28).

Uberaba e Araxá foram as únicas cidades da região Triângulo Sul incluídas no plano para expansão do uso da vacina Pfizer em Minas Gerais. Um dos critérios utilizados pelo Estado para a escolha foi ter população acima de 79 mil habitantes. 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar