Saúde planeja novos drives para vacinação da Covid em Uberaba; imunizações não devem chegar às UBSs

 

Vacinação contra Covid-19 não deve ser levada às unidades básicas de saúde em Uberaba. A informação é da secretária-adjunta de Saúde, Fabiana Prado (foto), que falou aos ouvintes da Rádio JM na manhã desta segunda-feira (1º), trazendo detalhes sobre a vacinação na cidade. Segundo ela, por diferentes motivos, a vacinação não chegará às unidades, o que, no entanto, não significa que não avançará rumo aos bairros.

“Nesse momento inicial a gente pensa em não levá-la para as salas de vacina. Mas não significa que a gente não vá para os bairros”, explicou Fabiana Prado, esclarecendo que há sim a necessidade de avançar para mais pontos de vacinação e que estratégias para tanto estão em constante estudo pela Secretaria de Saúde em Uberaba.

Ela explica que, para garantir o fluxo da vacinação sem problemas, é preciso que haja escolta policial e, além disso, as unidades básicas realizam atendimentos de outras doenças que não são a Covid-19 e receber também o público para a vacinação poderia comprometer esse atendimento.

Cadastre-se para a vacinação contra a Covid-19 em Uberaba

“A princípio eu penso que não faremos ainda nas unidades básicas, porque nós precisamos de escolta, é um fluxo muito grande, nós temos outros problemas de saúde para que a gente possa acolher nas nossas unidades, então talvez a gente não vá num futuro muito próximo com a campanha da vacina contra o coronavírus para as unidades. Mas nós temos um planejamento de evoluir com a organização de outros drives em pontos estratégicos. De repente às custas do próprio cadastramento nós podemos organizar um determinado público e fazer um drive em um ponto especial, convidando esse público especial para aquele ponto”, detalha a secretária-adjunta.

A proposta da Secretaria de Saúde é aumentar os pontos de vacinação em Uberaba ao invés de levar a imunização para as unidades básicas de saúde (Foto/Arquivo JM)

Fabiana Prado ainda elenca que entre os benefícios do cadastramento lançado pela Prefeitura no sábado está a possibilidade de convidar cada público específico para comparecer à vacinação, diminuindo, inclusive, a angústia de não saber quando será chamado à vacinação. Além disso, vai otimizar a aplicação de doses, evitando perda de tempo dos profissionais de saúde que, muitas vezes, ficam disponíveis para determinado público-alvo, que não comparece em peso.

“Lembra que vocês têm acompanhado que às vezes em um dia só nós fazemos muito poucas vacinas? Porque a gente fica disponível para aquele público e vem pouca gente daquele público? Com o cadastro a gente vai ter manifestado o desejo daquele público em se vacinar, então nós podemos convidá-los. Então a gente vai poder disponibilizar essa vacina com um pouco mais de organização, sem perda de tempo, podemos chamar o próximo. E também vai ficar mais organizado para a pessoa que virá. Ela vai fazer o agendamento para o ponto disponível, vai ter uma certeza do horário que ela vai ter o ponto disponível para ela, então vai ficar também mais tranquilo para a pessoa. Ela vai ter a informação e vai parar aquela angústia de “quando eu vou ser chamado?”. Nós vamos ter uma equipe que vai ficar responsável por fazer o manejo desse cadastro”, finaliza Fabiana Prado, pontuando, ainda, que somente nas primeiras horas após a liberação do cadastro virtual, mais de cinco mil pessoas já haviam se cadastrado.

A reportagem acionou a assessoria de imprensa da Prefeitura de Uberaba para saber números do cadastro, mas ainda não obteve resposta. Espaço está aberto à manifestação.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar