Saúde afirma que está em alerta para risco de transmissão do coronavírus no Brasil

Após a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) confirmar sobre a investigação de um caso suspeito de coronavírus no estado, o Ministério da Saúde emitiu uma nota oficial descartando a notificação.

O texto, divulgado pela pasta na última quarta-feira (22), diz que “até o momento, não há detecção de nenhum caso suspeito no Brasil de Pneumonia Indeterminada relacionado ao evento na China”. Ainda de acordo com a pasta, o nível de alerta é 1, que é a inicial em uma escala de 1 a 3. O nível mais elevado é ativado quando são confirmados casos transmitidos em solo nacional.

Conforme o Ministério da Saúde, o caso relatado na capital, Belo Horizonte, não se enquadra na definição de caso suspeito da Organização Mundial da Saúde (OMS), pois a paciente esteve em Xangai, onde não há, até o momento, transmissão ativa do vírus.

 

Alerta

Cinco casos suspeitos do coronavírus foram apresentados no país, mas o secretário substituto de Vigilância de Saúde, Julio Henrique Rosa Crosa, descartou todos. O Ministério também afirmou na quinta-feira (23), que está em alerta para o risco de transmissão do vírus no Brasil.

 

Coronavírus

O vírus recebe este nome por sua membrana que contém picos projetados semelhantes à coroa do sol. Conhecidos desde meados dos anos 1960, o grupo coronavírus pode infectar tanto pessoas quanto animais e causar doenças do trato respiratório, que vão desde o resfriado comum até complicações mais graves.

Pesquisar