SÃO JOÃO DEL-REI TEM SEIS CASOS SUSPEITOS DE CORONAVÍRUS

O país está em alerta o corona vírus. Em Minas Gerais, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde do Estado, até a quinta-feira, dia 12 de março, eram dois casos confirmados. Um em Divinópolis e o outro em Ipatinga. Em ambos os casos os pacientes viajaram para o exterior. No fim da semana passada São João del-Rei registrou dois casos suspeitos e no decorrer dessa semana mais quatro casos estão sob suspeita.

Na terça-feira os exames dos seis casos suspeitos foram encaminhados para Belo Horizonte, segundo o secretário de Saúde, José Marcos de Andrade. Todavia não tem previsão de quando sairá o resultado. Em todo Estado até o fechamento da redação são investigados 313 casos suspeitos. Desse total, 22 foram descartados, 289 ainda estão sendo investigados e dois confirmados.

O secretário lembrou ainda que, desde quando começou a ser divulgada a presença do vírus no Brasil, a Saúde municipal já se empenhou por um trabalho de conscientização da população. ”Com esses notificações estamos intensificando esses trabalhos. Nossa esperança é que fique nesses seis suspeitos e que não tenha casos confirmados”, finalizou.

MONITORAMENTO
A enfermeira do setor de VigilânciaEpidemiológica da secretaria, Eliene Jaqueline de Andrade Freitas, informou que três casos suspeitos foram detectados na Unidade de Pronto Atendimento de São João del-Rei (UPA) e que os outros três foram no domicílio do paciente. “É preciso ressaltar que casos leves de gripe as pessoas não precisam ir até a UPA, basta procurar o posto de Saúde do seu bairro”, disse.

A enfermeira tranquilizou a população, informando que os seis casos suspeitos estão em tratamento domiciliar e que os pacientes cumprem todas as determinações, inclusive o fato de permanecerem em casa. “Fazemos um monitoramento diário com essas pessoas e, inclusive, às vezes os visitamos. Existe um termo de responsabilidade que o paciente assina, amparado por lei, na qual ele se responsabiliza pelas questões básicas de isolamento domiciliar. Nenhum dos pacientes de São João descumpriram as regras. Pelo contrário, eles cumpriram rigorosamente todas as determinações”, afirmou.

Assim como o secretário, Eliene não soube precisar a data que sairá o resultado dos testes feitos nos seis suspeitos. “Existe uma demanda muito grande no Estado hoje. Então não sai de imediato. Mas acompanhamos esses boletins diariamente e espero que esses resultados cheguem o mais rápido possível. E assim que estiver disponível os tornaremos público para o conhecimento de todos”.

VERTENTES
A gerente regional de Saúde em São João del-Rei, Edvalda de Maria Carvalho de Assunção, informou que dos 20 municípios que a regional abrange, não teve nenhum caso registrado e somente São João del-Rei que teve casos suspeitos. “Existe toda uma equipe técnica que investiga esses casos. Quando um profissional da cidade suspeita de algum caso ele entra em contato com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (Cievs) que auxilia em todo processo desde a procedimento de tornar um caso suspeito até o acompanhamento do paciente. É uma segurança a mais para nossos profissionais pois temos toda uma equipe para dar suporte”, explica.

O post SÃO JOÃO DEL-REI TEM SEIS CASOS SUSPEITOS DE CORONAVÍRUS apareceu primeiro em Gazeta de São João del-Rei.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

Pesquisar