Objetivo é dialogar com a população e ensinar formas de reutilizar e reaproveitar, além de realizar ações de descarte.
Você já parou para pensar na quantidade de lixo que produzimos todos os dias? Ou no que acontece com esse lixo depois que descartamos? Para dialogar com a população sobre esse tema, São João del-Rei recebe a semana Lixo Zero. Essa é uma iniciativa sem fins lucrativos que tem como principal objetivo apresentar o problema do lixo.
Uma das organizadoras do evento na cidade, Thais Barreto, explica que a ideia de trazer o projeto para São João del-Rei veio depois de que ele foi realizado na sua cidade natal, Divinópolis. Na última edição, em 2018, foram cerca 45 cidades participantes em todo país. Ela explica a importância de se falar sobre a produção de lixo e sua destinação: “Essa iniciativa acontece em todo o país para ensinar a reaproveitar os resíduos e deixar o mínimo de lixo chegar ao aterro sanitário. Esse é um problema urgente, nós consumimos e descartamos muito”, disse.
A ação acontece entre os dias 28 de outubro e 3 de novembro. A organizadora Monique Silva conta que a programação vai contar com palestras, oficinas, campanhas de recolhimento de recicláveis e ações de limpeza. Além disso, haverá ações nas escolas e com as repúblicas estudantis da cidade: “Temos programação para crianças e adultos, além de gincana nas escolas para recolher os resíduos para o projeto Paramec da UFSJ. Já as repúblicas estão cumprindo o desafio de uma semana de coleta seletiva”, relata.
Todas essas atividades são gratuitas. A programação completa está nas redes sociais do evento e toda a comunidade está convidada a participar.
Foto: Reprodução/ Projeto Lixo Zero