SÃO JOÃO DEL-REI ESTÁ NO PROJETO “LEIA MULHERES”

No Brasil, as mulheres representam 59% do público leitor, no entanto, como escritoras, elas ainda são as menos reconhecidas. Neste cenário, o projeto “Leia Mulheres”, inspirado no movimento (#readwomen2014) da escritora britânica Joanna Walsh, incentiva a leitura e o debate de obras escritas por mulheres. Em São João del-Rei, o primeiro encontro do Leia aconteceu no último domingo, 3 de novembro, no Centro Cultural da UFSJ, e o segundo está previsto para o dia 1 de dezembro.
O Leia Mulheres foi criado no Brasil em 2015, na cidade de São Paulo, pela jornalista Juliana Leuenroth, a consultora de marketing Juliana Gomes e a transcritora Michelle Henriques para dar visibilidade à literatura feita por mulheres. Atualmente, os clubes de leitura são realizados em mais de 120 cidades brasileiras.
Em São João del-Rei, o Leia é organizado pelo Coletivo Severinas, um grupo formado por oito alunas do curso de Psicologia da UFSJ pautado nas nuances da violência contra a mulher. Segundo a estudante e integrante do Coletivo, Laís Barbosa, o processo para promover o projeto levou cerca de três meses para ser concluído. “ A gente queria ter feito durante todo o segundo semestre, mas só conseguimos agora em novembro”.
Durante os encontros “o foco é que os livros debatidos sejam decididos por todos do grupo, não só pelas mediadoras”, como explica Laís. A ideia é que o clube de leitura seja aberto para todos que tenham interesse em participar, mas que as mediações das discussões sejam realizadas apenas por mulheres. O livro de contos “A Bela e a Fera”, da autora Clarice Lispector, foi o tema do primeiro debate e trouxe questões como relação das mulheres dentro do casamento, a liberdade e o seu real significado.
O próximo encontro do Leia Mulheres ocorre no dia 1 de dezembro, com a discussão do livro “Quarto de Despejo”, da autora Marília Carolina de Jesus, ainda sem local definido até o fechamento desta edição. “A gente pretende que o grupo receba cada vez mais pessoas; é uma proposta muito interessante do projeto que não seja uma coisa acadêmica, mas que consiga chegar até pessoas que estão fora da academia”, ressalta a estudante Laís Barbosa.
Todos os livros debatidos no Leia Mulheres em todo o Brasil possuem uma resenha disponíveis no site: www.leiamulheres.com.br.

O post SÃO JOÃO DEL-REI ESTÁ NO PROJETO “LEIA MULHERES” apareceu primeiro em Gazeta de São João del-Rei.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

Pesquisar