Nesta Semana foi inaugurado o Posto de Atendimento Pré-Processual (Papre), na comarca de São João del-Rei, no dia 22 de outubro. O posto marca um passo importante para a pacificação social, na medida em que a unidade tem como foco os conflitos que ainda não se tornaram um processo na Justiça.
O Papre em São João é resultado de um termo de cooperação entre o Judiciário mineiro e o Sindicato do Comércio de São João del-Rei (Sindcomércio), que disponibilizou espaço físico com estrutura necessária para o funcionamento do posto.
“Há muitos anos se fala da necessidade de mudança de cultura não só na sociedade, como no Judiciário. Por sua vez, os cidadãos estão cada vez mais conscientes de seus direitos e atuantes, não só no plano do debate político, mas também na cobrança de resultados efetivos por parte do poder público”, observou a desembargadora Mariangela Meyer.
A desembargadora contou aos presentes que o a Comarca de Sabará foi a primeira a receber um Papre, em junho de 2017. Em Belo Horizonte, o primeiro surgiu em parceria com a PUC Minas, em setembro do mesmo ano. Hoje, são 75 Papres distribuídos por 39 comarcas mineiras.
Com a inauguração de uma unidade em São João del-Rei, avalia a 3ª vice-presidente, “busca-se expandir a capacidade de atendimento do Cejusc na comarca, uma vez que haverá mais um local para a realização do atendimento pré-processual.”
O presidente do Sindcomércio, Wainer Pastorini Haddad, também destacou a importância da ferramenta para agilizar a resolução de conflitos, sem necessidade que as partes entrem com uma ação na Justiça, evitando os longos caminhos da via judicial.
O Papre vai funcionar nas dependências do Sindicato do Comércio de Bens e Serviços de São João del-Rei (Rua Antônio Rocha, nº. 01, no Centro). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 3371-7455.
O post SÃO JOÃO CONTA COM POSTO DE ATENDIMENTO PRÉ-PROCESSUAL apareceu primeiro em Gazeta de São João del-Rei.
Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei