Saiba quais cidades mineiras foram afetadas pela Greve Geral

A Greve Geral contra a reforma da Previdência começou na manhã desta sexta-feira (14) e diversas cidades mineiras foram afetadas. Sindicatos de Bancários, Metalúrgicos, Correios, entre outros, anunciaram nesta semana que iriam paralisar suas atividades.

BH e região Metropolitana

Em Belo Horizonte, apesar da liminar concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT/MG) solicitando funcionamento em horários de pico, todas as 19 estações do metrô estão fechadas. As linhas de ônibus da capital e região Metropolitana não foram prejudicadas, pois a participação na manifestação era de “livre e espontânea” vontade.

Já os trabalhadores da educação e professores disseram aderir à paralisação, conforme divulgado pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUte). Na capital, dez instituições de ensino estão fechadas, segundo a Secretaria Municipal de Educação.

Juiz de Fora

Em Juiz de Fora, na Zona da Mata, a concentração começou às 9h e a caminhada às 10h30. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está em recesso devido ao feriado municipal celebrado nessa quinta-feira (13), na cidade. Além disso, serviços públicos funcionam normalmente, com parte dos servidores aderindo à greve. Não há números oficiais de adesão ainda e o transporte público funciona normalmente.

Varginha

Em Varginha, no Sul de Minas, a manifestação popular vai acontecer a partir de 15h na Praça do ET. Haverá apresentações culturais, palestras, doações de livros e passeata. Alunos da Universidade Federal de Alfenas – Campus Varginha (Unifal) promovem aula pública nesta manhã sobre os dois temas da manifestação. Algumas creches e uma escola da prefeitura vão fechar à tarde, seis escolas estaduais estão parcialmente paradas e uma está totalmente fechada na cidade. Não há informação sobre empresas particulares ou outros serviços públicos aderindo à paralisação.

Divinópolis

A situação na cidade de Divinópolis, no Centro-Oeste, ainda é bem tranquila pela manhã. O ato de protesto está marcado para ser realizado às 15h, saindo da Praça da Catedral, região Central da cidade. Todos os manifestantes protestam contra a reforma da Previdência e os cortes da Educação. Provavelmente, a manifestação passará pelas ruas do Centro da cidade. Por isso, quem mora em Divinópolis ou vai visitar a cidade nesta sexta-feira, deve ficar atento as principais ruas.

Pirapora e região 

Em Pirapora, no Norte de Minas, não haverá atos nesta sexta-feira (14). No município, nenhum serviço foi afetado pela Greve Geral. Já em Montes Claros, na mesma região, a população se reuniu às 9h em frente à Praça do Automóvel Clube. De lá, manifestantes saíram pelas ruas da cidade.

Com colaboração de Estela Torres (Itatiaia Sul de Minas), Thaynara Faria (TV Candidés), Désia Souza (Itatiaia Juiz de Fora) e Bruno Costa (Repórter independente – Norte de Minas). 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar