Saiba como pedir atendimento especial no Pism 2021

Os candidatos do Programa de Ingresso Seletivo Misto 2021 (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) já podem solicitar o atendimento especial, como o uso de nome social e horário modificado para sabatista. As etapas da inscrição do Pism 2021 devem ser feitas de forma on-line na área do candidato. O prazo das solicitação se estendem até o último dia de inscrição, às 18h do dia 3 de novembro, e os resultados serão divulgados a partir de 8 de dezembro.

O estudante pode modificar seus dados também até o dia 3 de novembro, através da área do candidato, que disponibiliza a alternativa, exceto nome, cadastro de pessoa física (CPF), data de nascimento e e-mail. Por meio deste sistema, mesmo após a inscrição e o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU), é possível fazer alterações, como o grupo de cotas, o curso desejado, a necessidade ou não de atendimento especial e a cidade escolhida para a realização do exame.

O atendimento especial solicitado pelo candidato fica sujeito à análise de viabilidade e razoabilidade do pedido. Lembrando que é necessário que o estudante anexe documentos digitalizados que comprovem essas necessidades, conforme determinado no edital. Os candidatos que necessitam de atendimento especial e realizaram o pedido no processo seletivo do ano anterior, devem refazer o pedido para realizar as provas neste ano.

As condições especiais se aplicam aos transtornos do espectro autista e déficit de atenção e hiperatividade, além das deficiências auditiva, física, intelectual, múltipla e visual. Também se encaixam os alunos que apresentam dislexia, obesidade e surdo-cegueira.

Atendimento especial

O atendimento especial será realizado apenas em Juiz de Fora e Governador Valadares. No momento da inscrição, o candidato deve assinalar os itens que se enquadrem na sua situação e anexar os documentos comprobatórios. Quando necessário laudo médico para comprovar a necessidade do atendimento ou condição especial, o candidato deve emitir o documento a partir do dia 1º de maio e apresentar as informações conforme o edital.

A candidata lactante pode pedir atendimento diferenciado para amamentar durante o horário das provas. Para isto, deve submeter na inscrição uma cópia digitalizada do certidão de nascimento ou declaração do médico informando a data do nascimento da criança. Nos dias das provas, a candidata necessita comparecer com um acompanhante maior de 18 anos, que ficará em sala reservada com a criança. A estudante que comparecer sem acompanhante não poderá realizar o exame. Além disso, o tempo gasto na amamentação será acrescido ao tempo total destinado à realização das provas. O atendimento às candidatas lactantes ocorrerá na cidade escolhida para a realização das provas.

Além dos recursos disponíveis, o candidato com deficiência que necessite de tempo adicional para o exame deve fazer a solicitação prévia e comprovar a necessidade.

Questões especiais

Os candidatos que se sentirem impedidos de realizar a prova antes do pôr do sol, por razão de convicção religiosa, deverão solicitar atendimento especial, assinalando na inscrição a condição “sabatista”. Para garantir o direito de fazer a prova após o pôr do sol, o estudante deve submeter uma cópia digitalizada do atestado de sua confissão religiosa, emitido pelo representante devidamente qualificado da comunidade religiosa à qual está filiado. Os candidatos que, por questão cultural ou religiosa, usem adereços que cubram a cabeça ou o rosto também precisam solicitar condição especializada no ato da inscrição.

O candidato ou candidata travesti, transexual, não binário ou transgênero, pode se inscrever no processo seletivo usando nome social em contraste com o seu nome da certidão de nascimento. Durante o processo de inscrição, o estudante deve marcar os campos indicando solicitação do uso do nome social e submeter no sistema uma cópia digitalizada e preenchida do formulário disponibilizado no site da Copese (https://www2.ufjf.br/copese/). Caso o candidato seja menor de 18 anos, o formulário deve conter a assinatura dos pais ou responsável juntamente com uma cópia do documento de identidade do responsável.

Outras informações pelo número (32) 2102-3970 ou no site da UFJF – www.ufjf.br.

O post Saiba como pedir atendimento especial no Pism 2021 apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar