Saiba como funciona a Ordem de Serviço Online do SAAE

O SAAE Manhuaçu investiu recentemente em um novo sistema de ordem de serviço online (O.S. online), onde o operador recebe as solicitações enviadas por usuários, através de um aplicativo de celular, desenvolvido exclusivamente para tal função.

O objetivo do investimento é ter uma maior agilidade nos serviços prestados, controle interno aperfeiçoado, mudança de cultura nos setores e efetivo controle na mão de obra.

ENTENDA O QUE É E COMO FUNCIONA

Um sistema de ordem de serviço é uma ferramenta que ajuda a organizar a quantidade e a qualidade das ordens de serviço executadas pelos servidores.

O uso desse sistema é uma forma eficiente de comunicação entre o colaborador e o gestor, no que diz respeito ao manejo de tarefas.

A finalidade é que o gerenciamento das OSs seja feito de modo assertivo. Além de ser um relevante suporte de informações sobre a lista de atividades de uma equipe, também serve como uma forma de acelerar o atendimento.

As OSs, atualmente, são enviadas por duas formas pelos usuários: telefone e pelo aplicativo SAAE Manhuaçu.
Com as duas, as atendentes acessam o sistema de Georeferenciamento e designam a solicitação. Após este processo, todos os serviços solicitados são enviados para um telefone celular que cada membro de uma equipe carrega, e que, logo recebe as tarefas que deverão ser cumpridas.

A tecnologia do sistema, permite que a O.S. (Ordem de Serviço) emita um mapa do local que o funcionário prestará o trabalho, com todas as redes de água e esgoto que passam na rua, o material que a rede é composta e o diâmetro e profundidade da mesma.

Também no sistema, já contém um cadastro de todas as ruas (função desempenhada pelos fiscais do SAAE), com fotos do hidrômetro e fachada, para facilitar o trabalho dos funcionários que irão realizar a manutenção do local.

Para o funcionário Marcos de Souza Oliveira, do distrito de Vila Nova, a tecnologia está sendo uma aliada. “O novo sistema meu deu mais segurança na execução. Com os dados dos usuários, sempre atualizados, fica mais rápido a localização e a identificação do problema. O prazo de atendimento também foi encurtado, até mesmo por ser online, além da vantagem da agilidade e do uso de papel, que foi reduzido. ”

EXECUÇÃO

Após receber todas as ordens de serviço de um turno determinado, o operador:
• Seleciona qual serviço será iniciado;
• Informa data e horário;
• Tira uma foto do local antes de começar o trabalho;
• Executa;
• Insere os materiais utilizados;
• Encerra a solicitação com outra foto da finalização do serviço.

De acordo com o diretor do SAAE, Luiz Carlos de Carvalho, o sistema de O.S. online é um grande passo dado pela Autarquia, devido aos resultados que o aplicativo traz. “Com o crescimento da empresa, é natural que as demandas de tarefas aumentem. Com uma grande demanda, se torna impossível deixar que todos os processos consistam apenas na comunicação verbal, capacidade de memorização e anotações em papel. Por isso, decidimos investir neste sistema, que, além de um melhor resultado em nosso controle interno, aumentamos a confiabilidade do usuário em relação à Autarquia. ”

Assessoria de Imprensa- SAAE Manhuaçu

Postado originalmente por: Manhuaçu News

Pesquisar